Topo

Histórico

Casa de Viver

Casa na praia: o que você precisa saber para reformar, decorar ou ter a sua

Casa de Viver

11/02/2018 09h49

O verão está bombando! Para aproveitar os tão desejados dias quentes, a praia é o destino preferido onde o trio  "sol, areia e mar" revigora corpo e espírito.

Quando o assunto é propriedade no litoral, estar ciente de suas peculiaridades e diferenças em relação às casas urbanas é primordial e deve ser levado em conta do início ao fim.

Casa de Praia com Piscina integrada à casa! Divulgação/ DB Arquitetos

Para quem está construindo ou reformando, recomendamos que haja o máximo possível de integração entre interior e exterior, a fim de tirar proveito das paisagens ao redor e desfrutar de fato do ambiente litorâneo.

Por exemplo, a cozinha junto à sala de jantar e, se possível, também a uma área externa, com entrada independente para a casa. Nesse tipo de residência é ainda mais comum a circulação de pessoas e, por isso, pensar em áreas externas generosas, com redes, decks com ombrelones, pérgola ou caramanchão, uma estrutura de madeira ou alumínio que além de linda protege do sol. Com mesa para refeições, então, é perfeito!

Área Gourmet protegida. O louceiro azul se integra com quadro e a paisagem. Madeira é sempre bem vinda também, pois ajuda a integrar um elemento natural dentro de casa. Divulgação/ AG Movelaria

Para melhor aproveitar melhor a luz natural e a ventilação cruzada, evitando meios mecânicos para esses recursos, o ideal é que existam amplos vãos de esquadrias. Dessa forma, apenas ventiladores de teto já solucionam, na maior parte de tempo, a questão do calor.

Como dito, praias são deslumbrantes e, sendo assim, nada melhor do que optar por portas de correr de piso ao teto, com peitoril de vidro no lugar da janelas tradicionais. Permita que o forro acompanhe o pé-direito para melhorar a aeração.

Esquadrias altas permitema integração de interno/ externo. Divulgação/ I Love Homes

As cores claras refletem a luz e, por isso, são mais recomendadas para ambientes litorâneos, pois não absorvem o calor nem esquentam o ambiente. A opção pela pintura de alguma parede com cor marcante pode até substituir a colocação de um quadro. Na hora da escolha, uma boa dica para não errar é apostar nos tons de branco e azul.

Se o caso é menos reforma e mais a decorção da casa de praia, tenha as seguintes dicas em mente:

Adquirir móveis práticos – sem ferro ou cromados, nada que oxide, pois com a maresia o processo ocorre muito mais rapidamente. Também não use tecidos que não sejam impermeáveis. Há uma vasta linha, sem brilho, difícil de distinguir dos naturais, inclusive courinos substituindo couros e fibra sintética no lugar da natural.

Por ser local comum para agregações e confraternizações, decore-o com móveis leves e de fácil manutenção e limpeza, resistentes ao sol e chuva. Escolha poucos móveis, mas que deixem o espaço respirar. Se a casa for pequena, vale embutir puffs sob mesas de centro, bancadas ou estantes e, havendo visitas, espalhar. Capas são bem-vindas, pela praticidade de tirar para lavar e por adiarem a troca do estofado.

Móveis claros trazem aconchego e se integram à paisagem. Divulgação/ TRiART ARQUITETURA

A mesa de refeições externa pode ter base de concreto para não voar. Já as cadeiras devem ser leves e empilháveis.

o projeto da casa já deve ser pensado para não exigir muita manutenção: amplos beirais para proteger paredes externas da chuva ou sol; embasamento de cimento ou pedras para que a chuva não respingue na parede; cerâmicas são revestimentos de fácil manutenção, mas opte pelos modelos sem polimento, evitando acidentes.

Amplos beirais ajudam também a manter as janelas abertas e se protegendo do sol ao mesmo tempo. Divulgação/ Jacobsen Arquitetura

Apesar de o protagonista ser o mar e sua água salgada, é comum a construção de piscinas integradas à casa de praia, para que aqueles que preferem o ambiente mais seguro ou até mesmo ofurôs ou hidromassagens, que permitem o uso o ano inteiro. Vale lembrar que é bastante recomendável a instalação de uma ducha externa para que os visitantes possam tirar a areia do corpo antes de entrar na casa.

De forma geral, uma casa de praia deve ser prática e confortável. Pegue seu protetor, óculos escuros e mergulhe fundo no projeto.

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver