Topo

Taise Spolti

Mousse de chocolate (sem glúten e lactose) leva apenas dois ingredientes

Taise Spolti

26/11/2017 04h15

Essa receita clássica de mousse de chocolate foi adaptada para somente dois ingredientes e é rica em proteína de alto valor biológico. Costuma arrancar muitos elogios de qualquer pessoa apaixonada por doces. E só existe uma maneira desta mousse não ficar boa: se feita com pressa. Prepare tudo com calma e siga o passo a passo aplicando carinho em cada etapa. O resultado é sensacional, garanto.

Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 1 barra de chocolate funcional 80% (aprox. 230g)
Obs.: essa linha de chocolate leva em conta o único ingrediente que precisamos, o cacau. Em muitos mercados, já existem os chocolates de regiões brasileiras que não possuem adição de leite e derivados e também não possuem glúten, pois são feitos em maquinários específicos. Não se preocupe: não são caras!

Preparo:

Separe as claras das gemas. Bata as claras em ponto de neve (com pico duro, bem firme) e, enquanto isso, derreta a barra de chocolate em banho maria.

Desligue a batedeira. Tire o chocolate derretido do fogo e, com uma espátula, misture gema por gema no chocolate, até virar um creme liso. Lentamente (muito lentamente!), acrescente esse creme às claras em neve. Lembre-se que queremos as bolhinhas de neve que imitam espuma na nossa boca quando ele endurecer, então tenha paciência e coloque aos poucos a mistura nas claras. Cozinhar é realmente um ato de amor.

Ao final, distribua sua mousse em taças e deixe na geladeira por aproximadamento 1h. Decore com folhas de hortelã ou raspinhas de laranja.

E bom apetite!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.