Foto: Raphael Galassi

Foto: Raphael Galassi

Por Eduardo Rolo

Compor um guarda-roupa equilibrado é tarefa que poucas conseguem executar com tranquilidade. Para quem almeja esse objetivo, mas ainda está na tentativa, a teoria da pirâmide é uma das ferramentas certeiras: “Este é um ótimo método para quem quer ter um guarda-roupa coordenado”, revela a consultora de estilo Chris Francini em entrevista à Bazaar.

A técnica se assemelha à pirâmide alimentar, em que cada categoria possui um peso e relevância diferentes.  Por exemplo, os básicos (como jeans, camisetas e camisas clássicas) são a base da composição de um look, então devem representar cerca de 45% do total de peças do armário. “A base deve ser formada por peças que favoreçam totalmente o seu tipo físico”, comenta. “Lembrando que devemos sempre investir em itens básicos de boa qualidade”, completa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O segundo level da construção conta com a divisão roupas profissionais e casuais, que juntas devem somar 30% do guarda-roupa. Para as casuais, tenha sempre em mãos peças que façam seu estilo, porém tenham certa versatilidade, como jaquetas de couro, camisas jeans e vestidinhos. No setor dedicado ao trabalho, leve em consideração o tipo de ramo e cargo que exerce: caso trabalhe em um lugar mais descontraído, aposte em vestidos com comprimento até o joelho e sapatilhas. Se trabalhar em um ambiente mais formal, aposte em tailleurs e peças de alfaiataria mais ajustadas. “Lembre-se de respeitar não só seu tipo físico, mas também seu estilo pessoal, de acordo com a rotina que você vive”, ressalta Chris.

Doze truques que irão salvar a vida das viciadas em maquiagem

No terceiro patamar, a divisão já começa a ficar mais restrita, priorizando as roupas sazonais e de festa, com a proporção de 10% cada. Pensando em cada estação, sempre tenha peças clássicas que irão resistir às temporadas, como trench coats e suéteres para o inverno e biquínis de ótimo caimento para o verão. “Nas roupas de noite, invista nas saias midi, vestidos de renda e brilho, sandália altas”, revela Chris sobre a parte dedicada à moda festa.

Musas de street style mostram como atualizar a choker

O topo  da pirâmide é destinado às peças que dão o toque final em seu look, somando apenas 5% do guarda-roupa. Segundo a consultora de estilo, é bacana investir em colares, brincos, anéis e outros acessórios que sejam o seu estilo. Na hora de escolher, pense em peças que irão transformar os looks e acrescentar bossa aos looks básicos. Lenços, broches e maxi colares de bijuterias têm o poder de acrescentar informação de moda à qualquer camiseta branca.

Leia mais: #ShopBazaar: conheça o tom de esmalte que conquistou Selena Gomez
#ShopBazaar: inspire-se na moda nerd para atualizar o seu look