Topo

Rolo de jade e quartzo rosa: conheça os massageadores faciais que são mania

Thais Varela

em colaboração para a Universa

07/04/2018 04h00

Essa novidade --que, na verdade, não é tão nova assim-- é o instrumento favorito do momento entre as apaixonadas por tratamentos de beleza. Mas, se a popularidade dos rolinhos é recente em países da Europa e Estados Unidos, eles já são antigos conhecidos na China, que há séculos usa as pedras como forma de tratamento estético e medicinal.

Também chamado de face roller ou facial roller, em inglês, o apetrecho consiste em um pequeno rolo feito de pedras preciosas-- sendo a jade e o quartzo rosa algumas das mais famosas-- que é usado para fazer massagem facial. Além do rolinho principal, alguns rollers também contam com uma segunda pedra de tamanho menor para ser usada em áreas específicas, como na região dos olhos.

Prático, o instrumento coloca em evidência uma categoria de tratamentos que está ganhando cada vez mais atenção nos últimos tempos, a dos cosméticos naturais.

Veja também:

"Os benefícios das pedras vão muito além da estética e na China elas são usadas também para tratamentos de saúde. Lá, eles se preocupam muito com a energia e isso é incrível, porque o nosso corpo é energia pura. Por exemplo, a jade auxilia na renovação e, pensando na parte estética, ela renova também a pele e faz uma purificação", explica a esteticista Roseli Siqueira, que conheceu os rollers de pedras preciosas há 10 anos durante uma viagem à Xangai. 

Como usar

Os rollers podem ser usados em qualquer tipo de pele e a dica dos especialistas é incluí-los na rotina de beleza da manhã ou da noite. Na hora da massagem, faça movimentos leves e circulares direcionados para cima por alguns minutos e não esqueça de massagear também o pescoço.

Antes de começar, você pode escolher aplicar primeiro um creme ou um sérum de tratamento indicado para a sua pele e depois massagear a pele ou apenas usar o rolo diretamente sobre a região. A vantagem para quem optar por passar algum produto de skincare antes é que os rolinhos ajudam a potencializar a absorção do cosmético pela pele.

Com uma temperatura naturalmente gelada, as pedras trazem à pele uma sensação de alívio e bem-estar, além de auxiliarem a desinchar. Para quem quer potencializar ainda mais essa ação dos rolllers, a dica é deixá-los na geladeira por algumas horas antes de começar a massagem.

"Quando for comprar o rolinho, é preciso tomar bastante cuidado, pois muitos sites vendem o instrumento com pedras que são imitações. Se for barato demais, desconfie e exija o certificado de garantia do seu", alerta Roseli Siqueira.

Benefícios

"A massagem facial alivia o cansaço da pele e também o cansaço muscular, pois os músculos do rosto acumulam muita tensão. Além disso, o rolo ajuda a ativar a circulação e a melhorar a fluidez de energia entre as células", explica Roseli.

Estimular a região do rosto com os rolos de pedra também ajuda na suavização das rugas e linhas de expressão, pode auxiliar na diminuição do inchaço sob os olhos e a clarear levemente as olheiras --principalmente após noites mal dormidas.

Para a estilista Stella Spinola, que usa o rolo de jade todos os dias logo após acordar, a diminuição do inchaço é perceptível: "Deixo o rolinho no congelador uma meia hora antes para ficar bem gelado. Na hora de usar, primeiro lavo o rosto, depois passo sérum e creme para os olhos e, em seguida, uso o rolinho. Notei que minha pele fica mais descansada e menos inchada, principalmente na região embaixo dos olhos".

Who wants one? ‍??‍??#guasha #guashafacial #rosequartz #comingsoon @xo_edie

A post shared by Herbivore Botanicals (@herbivorebotanicals)

on

Propriedades das pedras

Na hora de escolher qual pedra você gostaria de ter no seu roller, a dica dos especialistas é ficar de olho nas propriedades específicas de cada uma. "O quartzo rosa, por exemplo, ajuda na paz interior e no amor próprio, ele é a pedra da vibração e do amor. Para a pele, ele traz o equilíbrio e vitalidade, perfeito para ser usada quando sentir que sua pele está sem brilho e opaca", explica a esteticista Roseli Siqueira.  

Para entender o benefício de cada pedra, é necessário analisar suas composições, explica a litoterapeuta Angélica Lisanty, do Espaço Cristalino: "O quartzo rosa possui manganês em sua formação e uma das propriedades desse elemento é trabalhar a circulação e a restauração da pele, que ajuda, por exemplo, a combater o inchaço e a dar luminosidade a ela".

A pedra de jade tem em sua composição o silicato de sódio e alumínio. Esse sódio presente em sua formação tem função purificadora e que ajuda a estimular a oxigenação das células, eliminando assim impurezas da pele, como, por exemplo, as causadas pela poluição. Além disso, por ser naturalmente fria, a jade suga o calor da pele e traz alívio para quem sofre com acne e oleosidade.

"A jade representa a pedra das virtudes e ajuda as pessoas a se descobrirem e a encontrarem seus dons, trazendo o que temos de melhor para fora", completa Angélica sobre a função energética da pedra.

As famosas também amam

Além do sucesso internacional que vem fazendo, o rolinho foi uma das tendências de beleza com maior crescimento em percentual de buscas do Pinterest em 2017 e é febre nas redes sociais.

As famosas também já aderiram e celebridades como a cantora Alicia Keys, que decidiu ficar um período sem usar maquiagem e investiu em tratamentos para cuidar da pele, e a modelo Miranda Kerr, que é uma grande defensora de cosméticos naturais, já declararam que o roller faz parte de suas rotinas de beleza.