Topo

Paola Machado

Açúcar ou adoçante? Veja qual a melhor opção para a sua saúde

Paola Machado

02/08/2018 04h00

Crédito: iStock

É comum ter dúvidas sobre qual a melhor opção para adoçar as bebidas e receitas: açúcar ou adoçante? Na verdade, o que direciona a escolha são as necessidades de cada pessoa.

Por isso, é sempre importante estar com os exames em dia e consultar regularmente um médico e um nutricionista. Esses profissionais irão  orientar você da melhor maneira e indicar a opção ideal, de acordo com suas necessidades, individualidade e objetivos.

Por que escolher ou não escolher o açúcar?

PONTOS NEGATIVOS

  • Elevado índice glicêmico A maioria dos tipos de açúcar (refinado, mascavo, demerara…) possui um elevado índice glicêmico. Isso que significa que eles aumentam rapidamente as concentrações de glicose e insulina no sangue, o que não é indicado para portadores de diabetes e obesidade. A elevação nas concentrações do hormônio insulina facilita o acúmulo de gordura, principalmente na região do abdômen. Assim, quem quer reduzir peso deve evitar o açúcar ao máximo. Vale pontuar que o açúcar do coco surge como uma opção com menor indice glicêmico.
  • Baixa saciedade Como o açúcar eleva rapidamente as concentrações do hormônio insulina, favorece uma queda abrupta das concentrações de glicose no sangue. O papel da insulina é promover a entrada de glicose nas células do organismo. E uma queda rápida da glicose no sangue reduz o tempo de saciedade, o que faz você buscar por alimentos de forma mais rápida após uma refeição.
  • Consumo excessivo de açúcar Dados publicados no Brasil apontam que a população brasileira apresenta uma prevalência de 61% de ingestão excessiva de açúcar livre (açúcar de adição somado ao açúcar dos alimentos industrializados). Apesar de muitas pessoas controlarem muito bem a quantidade de açúcar acrescida em preparações e bebidas, existe o açúcar oculto, que é o adicionado nos produtos industrializados, os quais geralmente são consumidos no dia a dia. Isso significa que mais da metade da população consume açúcar acima do limite recomendado, muitas vezes sem saber.
  • Para emagrecer A saciedade e o índice glicêmico são importantes fatores a serem considerados em qualquer plano de emagrecimento. Portanto, controlar a quantidade de ingestão do açúcar no seu dia a dia deve ser levado em consideração por aqueles que querem perder barriga, emagrecer, tratar a hipertrigliceridemia, prevenir e tratar a resistência à insulina (estado pré-diabético) ou diabetes.
  • Guia alimentar De acordo com o guia alimentar destinado à população brasileira, o açúcar é classificado como um ingrediente, o que indica que seu consumo deve ser limitado e restrito. É importante lembrar que existem muitos alimentos industrializados que contêm açúcar em sua composição. Leia a lista de ingredientes do produto para obter essa informação.

PONTOS POSITIVOS

  • Mais naturais Apesar de passar por processos de industrialização, os açúcares são considerados mais naturais do que os adoçantes consumidos pela maioria da população, que geralmente são feitos à base de produtos químicos.
  • Açúcar demerara, mascavo e de coco São as melhores opções dentre os açúcares, pois contêm quantidades maiores de vitaminas e minerais em comparação ao açúcar refinado (branco, cristal, de confeiteiro).

Por que escolher ou não escolher adoçante?

PONTOS POSITIVOS

  • Tratamento de diabetes Os adoçantes são indicados principalmente para pessoas que apresentam diabetes e precisam controlar muito bem a ingestão de carboidratos, especialmente de açúcar.
  • Tratamento da obesidade Indicado para pessoas que estão muito acima do peso e que precisam perder peso. Entretanto, cada caso deve ser avaliado individualmente.

PONTOS NEGATIVOS

  • Produtos artificiais A maioria –não todos — dos adoçantes é produzido artificialmente a partir do processo de industrialização.
  • Receptores de sabor doce Recentemente estudos científicos demonstram que nosso trato gastrointestinal possui receptores de sabor doce, o que estimula o aumento de peso mesmo com uso de adoçantes.
  • Proibição de consumo em outros países Alguns tipos de adoçantes foram proibidos em alguns países, dentre estes estão o ciclamato e a sacarina, pois podem apresentar riscos à saúde.

Qual a melhor escolha?

Vai depender das condições de cada pessoa.

Não existem estudos conclusivos que indicam os malefícios dos adoçantes na saúde humana quando consumidos dentro das recomendações sugeridas pela FDA dos Estados Unidos.  Isso também é verdade para os adoçantes naturais como xilitol, estévia e a sucralose –obtida sintéticamente da molécula de açúcar.

Entretanto,  é importante pontuar que de acordo com o guia alimentar brasileiro,  uma alimentação saudável deve ser realizada priorizando-se alimentos naturais. O ideal é que as bebidas e as preparações não sejam adoçadas. As papilas gustativas localizadas em nossa boca são altamente adaptativas, por isso você pode começar reduzindo a quantidade de açúcar e adoçante que elas tendem a se acostumar com o tempo. Desafie-se!

Dicas gerais

– Para perder peso e gordura na região abdominal, evite o consumo do açúcar refinado. Caso o faça, limite o consumo ao máximo, reduzindo a quantidade ingerida atualmente.

Leia a lista de ingredientes dos produtos industrializados. Essa lista geralmente encontra-se na parte de trás da embalagem. A lista é descrita em ordem decrescente, por isso os ingredientes citados primeiro estão presentes em maiores quantidades que os ingredientes citados depois. A consulta da lista de ingredientes é uma ótima estratégia para conhecer os ingredientes utilizados em cada produto, e para selecionar alimentos de melhor qualidade, com pouco ou sem açúcar.

Tenha uma alimentação baseada em alimentos naturais, ou seja, alimentos que a natureza nos dá. Permita que o seu paladar se acostume com os alimentos de forma natural, sem acréscimo de açúcar e adoçante. Nossas papilas gustativas são altamente adaptáveis.

*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio

REFERÊNCIAS:
– BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
– Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018 / Organização José Egídio Paulo de Oliveira, Renan Magalhães Montenegro Junior, Sérgio Vencio. — São Paulo : Editora Clannad, 2017.
– POWELL, KF. HOLT, SHA. MILLER, JCB. International table of glycemic index and glycemic load values: 2002. Am J Clin Nutr, 76: 5-56, 2002.
– Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes brasileiras de obesidade 2016 / ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. – 4.ed. – São Paulo, SP.
– Azad MB, et al. Nonnutritive sweeteners and cardiometabolic health: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials and prospective cohort studies.CMAJ. 2017.
– Anvisa. Adoçantes – Ingestão Diária Aceitável.
– CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS – Recomendação CFN nº 3/2016 – Sucralose. 2016. http://www.cfn.org.br/index.php/recomendacao-cfn-no-32016-sucralose/
– Lertrit A, et al. Nutrition. 2018. Effects of sucralose on insulin and glucagon-like peptide-1 secretion in healthy subjects: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial.2018.
– Davis JN, et al. Consumption of artificial sweetened beverages associated with adiposity and increasing HbA1c in Hispanic youth. Clin Obes. 2018

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.