Topo

Paola Machado

Carambola afeta os rins? Coco engorda? Veja mitos e verdades sobre frutas

Paola Machado

19/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Quando se fala em alimentos, existem muitos mitos e tabus. E nem mesmo as frutas escapam dessa temática tão polêmica.

Existem diversos tipos de frutas e na nossa realidade brasileira a variedade é muito grande devido à importante biodiversidade e clima tropical do nosso país. Segundo o Embrapa, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas com cerca de 45 milhões de toneladas ao ano.

Diversos estudos científicos comprovam os benefícios do consumo de frutas frescas na redução de estresse oxidativo, redução nas complicações do diabetes, controle do aumento de peso e redução de alterações metabólicas. Devido ao seus diversos benefícios, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre as frutas.

A carambola causa problema renal?

A carambola não causa doença renal. Entretanto, traz certos perigos. Indivíduos que possuem doença renal crônica (DRC), por exemplo, podem ter sérios problemas ao consumirem esta fruta.

A carambola possui uma neurotoxina que pode provocar alterações neurológicas, envolvendo soluços e confusão mental, até quadros graves como convulsões e morte. Entretanto, isso acontece em pacientes com problemas renais, justamente pela dificuldade ou impossibilidade em eliminar esta toxina pela urina.

Um estudo de caso já relatou que, mesmo em pessoas com função normal, a ingestão de grande quantidade de carambola e a ingestão de pequena quantidade com o estômago vazio pode prejudicar o trabalho dos rins –gerar insuficiência renal aguda, que é um crise e não uma doença — e causar neurotoxicidade, devido ao grande teor de oxalato presente na fruta. Portanto, a nossa dica é que consuma a fruta com moderação e sem excessos.

O coco e o abacate engordam?

O abacate e o coco são as frutas com teores mais elevados de gordura, quando comparados a maioria das outras frutas disponíveis para consumo em nosso dia a dia. Portanto, são mais calóricas do que as demais –100 gramas de abacate fornecem 96 kcal e 100 gramas de coco fornecem 406 kcal.

Pensando em balanço energético, se um indivíduo ingerir quantidades excessivas de abacate e coco e for uma pessoa sedentária pode gerar um balanço positivo, que facilita o ganho de peso. Mas não devemos limitar estas frutas tão interessantes apenas ao seu valor calórico. Vamos analisar a sua composição nutricional no que se refere aos tipos de gorduras e teor de fibras:

Teor de gordura e fibras (gramas) por 100 gramas de alimento.

O abacate apresenta maior proporção de gordura monoinsaturada, que é um tipo de gordura relacionado a diversos benefícios no controle metabólico, redução de LDL-colesterol, melhora da sensibilidade à insulina e redução de risco de doença cardiovascular.

O coco por sua vez é uma das mais importantes fontes de gordura saturada de origem vegetal, principalmente do ácido láurico. Seu consumo pode trazer benefícios no que se refere à saciedade, ao consumo de fibras, controle glicemico e aumento do HDL (tipo de lipoproteína considerada protetora). Entretanto, o excesso não é recomendado, pois o ácido láurico se relaciona ao aumento de LDL também.

O tamanho da porção recomendada varia de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Sugere-se em média o consumo de 2 a 3 colheres de sopa de abacate e ¼ do coco seco ou 5 pedaços pequenos.

A inclusão de abacate e coco na dieta de emagrecimento é considerada uma estratégia alimentar simples para aumentar a ingestão das gorduras mono e poli-insaturadas, além de dar mais saciedade nos pequenos lanches e aumentar a ingestão de fibras.

As frutas podem ser consumidas à vontade?

Não. Na alimentação humana, nenhum alimento deve ser consumido em excesso, pois podem aumentar muito a ingestão de determinado nutriente, o que em alguns casos não é interessante. A exemplo do coco fresco pelo teor de gordura saturada; ou o abacate pelo teor de calorias.

A frutose da fruta faz mal à saúde?

A frutose é um tipo de carboidrato naturalmente presente nas frutas. Em excesso, ele de fato causa diversos prejuízos na saúde. Entretanto, a quantidade de frutose presente na fruta é muito menor do que a frutose presente no xarope de milho e no mel, utilizados como ingredientes dos produtos industrializados. Portanto, as principais causas do consumo excessivo de frutose ocorrem pela ingestão de mel e produtos industrializados.

Importante pontuar que a sacarose –açúcar de mesa ou açúcar branco — é composto por 50% de glicose e 50% de frutose. Ou seja, o consumo excessivo de açúcar e produtos que contenham açúcar pode sim causar malefícios a saúde.

O consumo excessivo de frutose e açúcar se relaciona ao acúmulo de gordura no fígado, alteração de triglicérides no sangue, aumento de ácido úrico, síndrome metabólica e ganho de peso. Se você ainda não está convencido de que a frutose naturalmente presente nas frutas não faz mal, dê uma olhada na imagem que preparamos para você verificar o teor de frutose:

Fonte: ABESO.

 

As frutas devem ser evitadas por quem tem diabetes?

Não. As frutas possuem diversos nutrientes importantes em sua composição, por isso precisam estar diariamente na alimentação, incluindo na dieta de indivíduos que apresentam diabetes.

O que pode acontecer é que em algumas situações o consumo de determinantes frutas em quantidades maiores pode elevar a glicemia para quem tem este problema. Por isso, é importante se conhecer a carga glicêmica das frutas.

A carga glicêmica (CG) é uma forma de medir o potencial que determinada porção de alimento tem em impactar a glicemia. Para pacientes que precisam controlar a glicemia, o ideal é optar por alimentos de baixa e moderada carga glicêmica ou ainda associar as frutas a uma fonte de fibra solúvel, como a aveia, para dificultar a absorção do carboidrato.

O suco de fruta, por ser preparado com maior porção de fruta do que você comeria normalmente (três laranjas, por exemplo), por ser retirado as fibras e o bagaço e ainda por ter acréscimo de açúcar apresenta carga glicêmica bem superior as frutas in natura. Desta forma, o consumo de suco merece uma atenção especial para as pessoas que precisam controlar os níveis glicêmicos.

Fonte: Kaye Foster-Powell, Susanna HA Holt, and Janette C Brand-Miller. International table of glycemic index and glycemic load values: 2002. Disponivel em: 1,2https://www.diabetes.org.br/publico/images/pdf/2016/nutr-2002-foster-powell-5-56.pdf

*Colaboração da nutricionista Dra. Deborah Masquio (UNIFESP)

Referências:
– Abeso. Comsumo de frutose. Disponível em: http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/6/5521b04895900.pdf
– Embrapa. Frutas e hortaliças. Disponível em: https://www.embrapa.br/grandes-contribuicoes-para-a-agricultura-brasileira/frutas-e-hortalicas.
– Embrapa. Contando ciência. Disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia
Oliveira ESM. Aguiar AS. Por que a ingestão de carambola é proibida para pacientes com doença renal crônica? J Bras Nefrol 2015;37(2):241-247.
– Carvalho, Gisele Queiroz, & Alfenas, Rita de Cássia Gonçalves. (2008). Índice glicêmico: uma abordagem crítica acerca de sua utilização na prevenção e no tratamento de fatores de risco cardiovasculares. Revista de Nutrição, 21(5), 577-587.
– Vijayakumar V, Shankar NR, Mavathur R, Mooventhan A, Anju S, Manjunath NK. Diet enriched with fresh coconut decreases blood glucose levels and body weight in normal adults. J Complement Integr Med. 2018 Feb 20;15(3).
– Kaye Foster-Powell, Susanna HA Holt, and Janette C Brand-Miller. International table of glycemic index and glycemic load values: 2002. Disponivel em: 1,2https://www.diabetes.org.br/publico/images/pdf/2016/nutr-2002-foster-powell-5-56.pdf
– Pérez-Jiménez F, López-Miranda J, Mata P. Protective effect of dietary monounsaturated fat on arteriosclerosis: beyond cholesterol. Atherosclerosis.2002 Aug;163(2):385-98.
– Miller M, Sorkin JD, Mastella L, Sutherland A, Rhyne J, Donnelly P, Simpson K, Goldberg AP. Poly is more effective than monounsaturated fat for dietary management in the metabolic syndrome: The muffin study. J Clin Lipidol. 2016 Jul-Aug;10(4):996-1003.
– Thompson HJ, Heimendinger J, Diker A, O'Neill C, Haegele A, Meinecke B, Wolfe P, Sedlacek S, Zhu Z, Jiang W. Dietary botanical diversity affects the reduction of oxidative biomarkers in women due to high vegetable and fruit intake. J Nutr. 2006 Aug;136(8):2207-12.
– Tanaka S, Yoshimura Y, Kawasaki R, Kamada C, Tanaka S, Horikawa C, Ohashi Y, Araki A, Ito H, Akanuma Y, Yamada N, Yamashita H, Sone H; Japan DiabetesComplications Study Group. Fruit intake and incident diabetic retinopathy with type 2 diabetes. Epidemiology. 2013 Mar;24(2):204-11.
– Hebden L, O'Leary F, Rangan A, Singgih Lie E, Hirani V, Allman-Farinelli M. Fruit consumption and adiposity status in adults: A systematic review of current evidence. Crit Rev Food Sci Nutr. 2017 Aug 13;57(12):2526-2540.
– Schroder KE. Effects of fruit consumption on body mass index and weight loss in a sample of overweight and obese dieters enrolled in a weight-loss intervention trial. Nutrition. 2010 Jul-Aug;26(7-8):727-34.
– Jensen T, Abdelmalek MF, Sullivan S, Nadeau KJ, Green M, Roncal C, Nakagawa T, Kuwabara M, Sato Y, Kang DH, Tolan DR, Sanchez-Lozada LG, Rosen HR, Lanaspa MA,Diehl AM, Johnson RJ. Fructose and sugar: A major mediator of non-alcoholic fatty liver disease. J Hepatol. 2018 May;68(5):1063-1075.
– Pan Y, Kong LD. High fructose diet-induced metabolic syndrome: Pathophysiological mechanism and treatment by traditional Chinese medicine. Pharmacol Res. 2018 Apr;130:438-450.
– Hannou SA, Haslam DE, McKeown NM, Herman MA. Fructose metabolism and metabolic disease. J Clin Invest. 2018 Feb 1;128(2):545-555.
– Ter Horst KW, Serlie MJ. Fructose Consumption, Lipogenesis, and Non-Alcoholic Fatty Liver Disease. Nutrients. 2017 Sep 6;9(9). pii: E981.
– Vijayakumar V, Shankar NR, Mavathur R, Mooventhan A, Anju S, Manjunath NK. Diet enriched with fresh coconut decreases blood glucose levels and body weight in normal adults. J Complement Integr Med. 2018 Feb 20;15(3).
– SILVA, Flávia Moraes; STEEMBURGO, Thais; AZEVEDO, Mirela J.de and MELLO, Vanessa D.de. Papel do índice glicêmico e da carga glicêmica na prevenção e no controle metabólico de pacientes com diabetes melito tipo 2. Arq Bras Endocrinol Metab[online]. 2009, vol.53, n.5 [cited 2019-02-18], pp.560-571.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.