Topo

Dicas para simplificar e baratear o ritual coreano de pele impecável

O ritual diário de cuidados pode incluir ingredientes naturais - iStock
O ritual diário de cuidados pode incluir ingredientes naturais Imagem: iStock

Dinalva Fernandes

Colaboração para Universa

30/06/2018 04h00

As coreanas são famosas pela pele impecável e os bons resultados incluem um ritual diário com pelo menos dez passos: demaquilante, sabonete, esfoliante, óleos, sérum, máscaras, creme para os olhos, protetor solar, creme antirrugas e clareadores. Mas não é necessário seguir todas as etapas das coreanas e usar produtos caros. Ingredientes naturais encontrados na cozinha de casa também têm o poder de deixar a pele radiante, segundo especialistas ouvidos pela Universa.

A dermatologista Larissa Viana, especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, detalha as etapas do ritual coreano. “Na rotina coreana, tirar a maquiagem antes de dormir é uma regra nunca ignorada. A próxima etapa é a limpeza, seguida de esfoliação para remover as células mortas e o tônico. Depois vem o sérum e um tratamento, que pode ser renovação celular ou vitamina C, por exemplo. As coreanas também usam máscaras, que podem ser hidratantes, clareados e firmadores. Logo após, vem o creme para os olhos, um novo hidratante para selar tudo e, por fim, um protetor solar se for dia ou um creme nutritivo se for à noite”.

Veja também

Porém, a especialista ressalta que nem todos devem ser feitos todos os dias. “Esfoliar a pele todos os dias pode deixá-la sensível, por isso, o ideal é fazer esse procedimento de uma a duas vezes por semana, assim como as máscaras”.

Beleza com ingredientes naturais

A jornalista e autora do ebook “Beleza Tóxica – Conheça os Perigos por Trás do Seu Cosmético”, Nyle Ferrari, conta que começou a usar produtos naturais na rotina de beleza em 2013 e que sua pele fica saudável e bem cuidada do mesmo jeito. “É possível simplificar essa rotina usando produtos multifuncionais. A escolha é realmente de cada um, mas será que faz sentido mesmo usar quatro produtos para tirar a maquiagem e limpar a pele, mais de cinco produtos para hidratar e cuidar do rosto? Com uma rotina simples, economizamos dinheiro e causamos menos impacto no planeta”, defende.

Demaquilante

Óleos vegetais puros são excelentes para massagear o rosto, dissolver a maquiagem e substituem os óleos de limpeza recomendados nas rotinas de limpeza coreana, que podem levar derivados de petróleo na fórmula. “Quem tem pele oleosa pode usar óleo de semente de uva, que é mais levinho, e quem tem pele seca vai no óleo de coco. Tire o excesso com uma toalhinha macia ou com algodão de crochê e depois lave a pele com sabonetes 100% naturais, que são mais suaves.”, ensina Nyle.

Tônico e hidratante

“Uma receitinha caseira ótima é o tônico feito com água de arroz. Deixe o arroz (preferencialmente o integral orgânico) de molho por várias horas e use aquela água leitosa como tônico, deixando na geladeira e trocando a cada três dias. O arroz é um ingrediente muito usado em produtos asiáticos por ter propriedades clareadoras.”, diz Nyle. “A água de arroz pode ser usada como água termal e ainda dá brilho para a pele e cabelo, além de ter oxidantes.”, complementa Larissa.

Creme para os olhos

“Umedeça dois sachês de chá de camomila, coloque na geladeira por cerca de 40 minutos, retire o excesso de água e coloque sobre cada um dos olhos fechados por 10 a 20 minutos.”, ensina a dermatologista e professora Aryanne Brandão, da pós-graduação em dermatologia da faculdade IPEMED de Ciências Médicas.

Para quem possui pele oleosa e com tendência a ter acne, Aryanne dá a dica de usar uma colher de sobremesa de mamão papaia e um morango batidos. “Aplique na pele limpa, deixe agir por uns 15 minutos, retire o excesso e lave o rosto”. Já para pele seca, use uma colher de chá de mel, uma colher de chá de óleo de semente de uva ou abacate e uma colher de chá de chá verde. “Aplique no rosto, deixe agir por 15 minutos e lave com sabonete.” Outra dica é para as peles mistas: dois pedaços de pepino batidos com uma clara de ovo. Deixe agir por 15 minutos no rosto e lave normalmente.

Tratamento

O óleo de rosa mosqueta puro é um excelente aliado para regenerar a pele e clarear as manchas. Outra aliada no clareamento de manchas é a argila branca que, inclusive, é indicada para peles sensíveis, afirma Nyle.

Esfoliação

A esfoliação pode ser feita com máscaras de argila, aveia em pó (peles sensíveis) ou borra de café, com óleo de coco para as peles secas ou melado de cana. “Quem não for vegano pode usar mel).”, conta Nyle. Larissa dá mais uma dica de esfoliação: “uma colher de mel com café ou açúcar (pode ser mascavo ou fino).”

Porém, dependendo do estado da pele, apenas cuidados diários não são suficientes, diz Aryanne. “Fazer procedimentos estéticos é fundamental para uma pele que chame a atenção. Dentre esses procedimentos estão os peelings, microagulhamento, preenchimentos com ácido hialurônico, toxina botulínica, lasers, dentre muitos outros.”