Topo

Fernando Guerreiro

A musculação tem tudo para tornar você um corredor melhor

Fernando Guerreiro

19/05/2018 04h00

Musculação para corredores

Crédito: iStock

Uma relação de amor e ódio. Essa é uma boa definição para corredores e a musculação. Muitas pessoas buscam na corrida a liberdade, sair correndo pelas ruas e sentindo a brisa do vento. Mas, quando chega a hora do corredor fazer o treino complementar dentro de uma academia, bate o desespero e o sufoco de estar "preso" em uma sala de musculação. A maioria dos corredores treinam musculação por que amam a corrida e sabem que podem ter um melhor desempenho com um corpo forte, além de prevenir possíveis lesões.

Por muito tempo a corrida de rua e a musculação foram consideradas concorrentes, ou seja, uma atrapalhava a melhora de rendimento da outra. Esse pensamento por um ponto fazia sentido, já que na corrida de longa duração um atleta mais leve tende a gastar menos energia para se movimentar. E músculo pesa. Por isso, acreditava-se que treinos de força geravam resultados insatisfatórios para o atleta que buscasse melhorar seu tempo.

Com o passar do tempo estudos fisiológicos e biomecânicos ajudaram os profissionais de educação física a concluir que o ganho de força ajuda o corredor a economizar energia, já que músculos bem desenvolvidos tornam o movimento mais eficiente. Além disso, aumenta a proteção articular e é fundamental para evitar lesões, já que músculos mais fortes e tendões mais preparados amortecem melhor o impacto da corrida.

Ao economizar energia e ter um desgaste muito menor, o corredor que faz musculação consegue render mais.

Uma coisa muito importante para quem corre longas distâncias é ter uma boa postura, e treinos de musculação ajudam na correção postural.

Puxar ferro ajuda no aumento da massa óssea, também ajuda na atenuação de sua perda. A força mecânica gerada pela contração muscular exercitada regulariza a atividade de formação de células ósseas. Isso acontece por meio de efeitos elétricos que estimulam a incorporação do cálcio no osso.

A musculação também tem um papel fundamental na recuperação, gerando a manutenção da qualidade dos treinamentos e competições. Em provas muito longas o nosso organismo entra em processo catabólico, isso quer dizer que há processamento de matéria orgânica para gerar energia. Por muitas vezes, essa demanda energética é suprida pelo próprio músculo, já que todos os outros nutrientes estão esgotados devido ao esforço prolongado.

Com pouca massa magra o movimento excêntrico limita o trabalho das articulações e isso pode ocasionar lesões. Portanto, recuperar a massa muscular com treinos de musculação (força) é uma maneira de evitar que dores e incômodos atrapalhem os treinos.

A musculação deve ser feita em dias alternados à corrida, de duas a três vezes por semana. Mas é preciso tomar cuidado ao começar a "puxar ferro". A série de exercícios deve ser supervisionada por um professor de educação física, pois uma sessão de treino desajustado pode prejudicar mais do que ajudar. Os exercícios, a carga e o número de repetições para quem corre são diferentes da série de treino para quem está em busca de hipertrofia (ganho de massa muscular).

Fortaleça seus músculos, treine sua mente e acelere seus passos.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.