Topo

Paola Machado

Seja em uma maratona ou em um treino rápido, como o corpo produz energia?

Paola Machado

29/05/2018 04h00

Crédito: iStock

O corpo humano necessita de um suprimento contínuo de energia química para realizar suas múltiplas e complexas funções. Essa energia que deriva da oxidação do alimento não é liberada subitamente ao ser alcançada uma determinada temperatura, pois o organismo não consegue utilizar a energia térmica.

Assim, a dinâmica da energia humana envolve a transferência de energia por intermédio das ligações químicas.

Por esse motivo, para que qualquer via metabólica funcione precisamos ingerir fontes de energia e nutrientes. São elas os carboidratos, as proteínas e as gorduras, que são fornecidas pela alimentação regrada e adequada.

A "usina metabólica" permite importantes interconversões para o catabolismo e o anabolismo entre carboidratos, gorduras e proteínas.

Mas, quando ingerimos determinado alimento, a energia destes nutrientes não é transferida diretamente para cada célula do nosso organismo e, sim, é captada, conduzida e armazenada no corpo através de um composto de alta energia, o chamado ATP.

1ª Via metabólica: Sistema ATP-CP

O ATP é uma fonte energética suficiente para alguns segundos de trabalho fisiológico e de exercício máximo, aumentando nos estágios iniciais de exercício. Com sua utilização, reduzimos os níveis de ATP armazenado. Assim, este processo estimula, imediatamente, a decomposição dos nutrientes armazenados com a alimentação (carboidratos, proteínas e lipídeos) fornecendo energia suficiente para a ressíntese de ATP.

Este sistema é chamado de anaeróbico, pois não precisa de oxigênio para o processo, e alático.

Exercícios

Como é um método mais rápido e simples de produção de ATP é destinado para exercícios que precisam de um fornecimento imediato de energia, como exercícios de alta intensidade e curta duração (de 3 a 15 segundos).

Os exemplos de exercícios são: exercícios de musculação, sprints, nados de curtas distâncias e alta intensidade, levantamento de pesos.

Quando o tempo excede a ativação deste sistema, ocorre o processo de exaustão, reduzindo o ATP e CP, não conseguindo fornecer energia suficiente para a contração muscular e ativando…

2ª Via metabólica – Sistema Glicolítico

A produção de energia por este sistema também é bem rápida, sendo anaeróbia (sem utilização de oxigênio), porém envolve o processo de glicólise, resultando em um metabolismo lático.

A glicólise anaeróbia envolve a desintegração incompleta de uma das substâncias alimentares.

Assim, neste processo ocorre quebra da glicose (carboidrato) ou glicogênio para formar o chamado ácido pirúvico. Antes da glicose e do glicogênio serem utilizados como fonte de energia eles são convertidos a glicose-6-fosfato, que dá início a glicólise.

O mais importante que precisa saber é que o ácido pirúvico é convertido em lactato (a liberação de íons de hidrogênio é a responsável pelas dorzinhas chatas).

Este processo gera 2 moléculas de ATP (energia).

Tanto o sistema ATP-CP quanto o sistema glicolítico, sozinhos, produzem uma pequena quantidade de energia. Porém, juntos, geram energia suficiente, mesmo com quantidade de oxigênio limitada.

Exercícios

Este processo torna-se limitado por produzir e acumular íons de hidrogênio (que é convertido a lactato) nos músculos e líquidos corporais.

Este processo age nos primeiros minutos de exercícios intensos. Nos exercícios de explosão (de 1-2 minutos), este sistema é super importante e as concentrações de íons de hidrogênio, dependendo do tempo e solicitação, podem aumentar ocorrendo o que chamamos de acidificação, que é o acúmulo de íons no meio. Este processo agride as fibras musculares, quando for de forma excessiva, pois inibe a degradação de glicogênio para a geração de energia.

Quando passamos deste tempo de exercício, ocorre um aumento da concentração de íons hidrogênio, acúmulo de lactato e, consequentemente, as células não conseguem atender a demanda de energia, ativando…

3ª Via metabólica – Sistema Oxidativo

Este sistema inicia com o término da oxidação de carboidratos, envolvendo os ácidos graxos. Por ser aeróbico, utilizam oxigênio e possuem o Ciclo de Krebs como sua via final da oxidação.

Neste sistema a gordura é imprescindível, por ser uma fonte potencial de energia, sendo quase ilimitada, cerca de 90.000 a 110.000 kcal de energia.

As proteínas desempenham um papel secundário agindo mais no repouso e, no exercício, quase não desempenha função, somente em condições extremas, quando ocorre privação de carboidratos e exercícios extremamente longos (como IronMan), o catabolismo de proteínas durante pode ser significativo.

Exercícios

Esta via, principalmente, é responsável pela quebra de gorduras como fonte de energia. Exercícios leves e moderados são os principais deste sistema, como corridas, bike, transport etc.

Resumo

REFERÊNCIAS:
– Nelson, D.L.; Cox, M.M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2014.
– McArdle, W.D. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2007.
Aula: http://www.unm.edu/~rrobergs/426L7Phosph.pdf
– Williams, Melvin H. Nutrition for Health, Fitness and Sports, 7ª edição, McGraw-Hill, 2007.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.