Topo

Paola Machado

É melhor fazer exercícios com máquina ou peso livre? Veja prós e contras

Paola Machado

14/08/2018 04h00

Crédito: iStock

É muito comum quem treina em academia ficar na dúvida se é melhor fazer um exercício no aparelho de musculação ou com peso livre (halter, barra e até mesmo peso do corpo).

Saiba que não existe uma opção melhor. Tudo depende do seu objetivo, nível e plano de treinamento. A seguir, explico vantagens e desvantagens de malhar em máquinas ou com peso livre.

  • As máquinas nem sempre são projetadas para se adaptarem as proporções de todos os indivíduos. Pessoas obesas, muito altas ou baixas, por exemplo, podem não se adaptar confortavelmente a máquinas e ter dificuldades de utilizá-las. Já os exercícios com pesos livres podem ser adaptados facilmente e se ajustarem ao tamanho físico ou às necessidades especiais da maioria dos alunos.
  • As máquinas utilizam uma ADM (amplitude de movimento) fixa. Assim, os alunos terão que se acostumar às limitações de movimentos dos aparelhos. Em virtude de a máquina ser guiada, com frequência os movimentos do treino não reproduzem movimentos realizados no dia a dia ou em esportes. Em contrapartida, os pesos livres tornam possível uma ADM plena e a transferência para os movimentos do mundo real.
  • Muitas máquinas isolam um músculo ou um grupo muscular, eliminando assim a necessidade de outros músculos atuarem como motores e estabilizadores auxiliares durante um movimento. Já os exercícios com pesos livres envolvem quase sempre maior estabilização muscular e equilíbrio corporal para execução do movimento. Nesse sentido, se o objetivo consiste em focar o treino num músculo ou grupo muscular específico, exercícios com máquinas são opções interessantes. Por outro lado, se o intuito for trabalhar movimentos funcionais, os exercícios livres podem ser incluídos.
  • Apesar de não ser uma regra, os exercícios com máquinas podem ser mais úteis que os exercícios com pesos livres para iniciantes, uma vez que o movimento é guiado e exige menor controle, equilíbrio e estabilização muscular. À medida que aumenta seu nível de aptidão física e experiência com o treinamento resistido, os exercícios com pesos livres podem ser introduzidos gradualmente.
  • Os pesos livres em alguns pontos da execução do movimento reduzem drasticamente a ativação e recrutamento de unidades motoras. Por outro lado, a máquina produz tensão muscular durante toda a contração muscular, o que pode ser melhor para hipertrofia.

Ressalto que a escolha entre exercícios com máquinas ou peso livre depende de diversas variáveis, tais como nível de treinamento, objetivo da pessoa, fase da periodização etc.

Saiba que um programa de treinamento seguro e eficaz envolve uma combinação de exercícios realizados tanto com pesos livres quanto com aparelhos, levando em conta muitos aspectos das necessidades do aluno e as vantagens das diferentes maneiras de treinar.

Variar os tipos de exercícios é importante para o corpo receber novos estímulos e evoluir. Por isso, o acompanhamento de um profissional de Educação Física qualificado é imprescindível para orientação e planejamento de um treinamento de qualidade, que vai ajudar você  a atingir seus objetivos.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.