Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Praticar exercícios pode deixar sua gordura mais saudável, aponta estudo

Exercício/ Academia/ Bicicleta - iStock
Exercício/ Academia/ Bicicleta Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

09/12/2017 12h43

Os exercícios podem ajudar a tornar o seu tecido adiposo mais saudável e esta é uma ótima notícia. De acordo com um estudo, publicado no Journal of Applied Physiology, um único treino pode alterar o funcionamento molecular do tecido adiposo, beneficiando a saúde metabólica.

Antes de tudo é preciso entender o tecido adiposo, que tem como maior função armazenar a gordura de forma segura. Se o tecido adiposo estiver falho, ele permite que os ácidos graxos (produzidos na quebra de gordura) cheguem na corrente sanguínea e em outros tecidos, como os músculos e o fígado. Uma vez lá, eles contribuem para a resistência à insulina, uma das condições que leva ao diabetes.

Veja também:

Os pesquisadores descobriram que se homens e mulheres com excesso de peso tivessem baixos níveis de ácidos graxos na corrente sanguínea, eles também eram metabolicamente mais saudáveis do que os outros adultos com excesso de peso. E ainda melhor, eles tinham gordura saudável, com menos inflamação do que a gordura de outras pessoas com excesso de peso.

O que cria a diferença? Os exercícios.

As atividades físicas afetam a quantidade de gordura que armazenamos, já que os músculos usam ácidos graxos como combustível, e também provoca a mudança da gordura ruim para uma mais desejável.

Como foi a pesquisa?

Academia/ Esteira/ Correr - iStock - iStock
Imagem: iStock
Para o estudo foram selecionados 20 homens e mulheres com excesso de peso, mas sem resistência à insulina. Oito deles que se exercitavam regularmente, os outros eram sedentários.

Os cientistas testaram as composições corporais dos voluntários e recolheram amostras de gordura. Então, cada voluntário fez esteira ou bicicleta por uma hora em um ritmo moderado e cansativo.

Após o treino, eles refizeram os testes de gordura.

Em quase todos os voluntários, após o exercício o tecido adiposo apresentou maiores quantidades de uma proteína que contribui para o desenvolvimento de mais vasos sanguíneos.

Mais vasos sanguíneos no tecido significa maior fluxo sanguíneo, com aumento de fornecimento de oxigênio e nutrientes, e melhor saúde geral do tecido”

Jeffrey Horowits, professor da Universidade de Michigan que conduziu o experimento, em entrevista ao The New York Times.

Nos que treinavam com frequência, o tecido adiposo estava ainda mais preparado para criar fluxos sanguíneos adicionais, além de terem um aumento de substâncias que diminuem as inflamações.

As alterações foram sutis, mas ocorreram de forma consistente e após uma única sessão de exercícios. Com o exercício continuado, se espera melhora na gordura ao longo da vida.

“Não há dúvida de que a melhor coisa para saúde metabólica é perder peso”, disse Horowitz, porém, é bom saber que aqueles que treinam conseguem melhorar a saúde da sua gordura.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy