Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Dieta saudável diminui risco de morte em pacientes com câncer colorretal

O risco caiu 22% após as recomendações dietéticas - iStock
O risco caiu 22% após as recomendações dietéticas Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

20/10/2018 10h36

Considerado um dos mais agressivos, o câncer colorretal pode ser fatal quando é diagnosticado tardiamente. No entanto, cientistas do American Cancer Society (EUA) descobriram que seguir uma dieta saudável pode diminuir o risco de morte pela doença.

Estudos anteriores sugeriram uma forte influência na qualidade da dieta nos desfechos do câncer e que alguns componentes da alimentação pré e pós-diagnósticos estão relacionados à sobrevida em homens e mulheres com câncer colorretal.

Para saber a relação da alimentação com o problema, os pesquisadores revisaram dados de 2801 homens e mulheres diagnosticados com câncer colorretal crônico no Estudo Preventivo de Câncer II da American Cancer Society (CPS- II) Coorte Nutricional.

VEJA TAMBÉM:

Durante o trabalho, os voluntários seguiram uma dieta rica em vegetais e com baixo consumo de carne vermelha e processada.

Eles descobriram que aqueles cujas dietas pré e pós-diagnóstica eram consistentes com as Diretrizes da American Cancer Society sobre Nutrição e Atividade Física para Prevenção do Câncer tinham mortalidade específica por todas as causas e por câncer colorretal.

As dietas pré-diagnóstico que melhor se alinharam com as recomendações dietéticas da American Cancer Society foram associadas a um risco 22% menor de mortalidade.

"Estes resultados sugerem que a alta qualidade da dieta após o diagnóstico, mesmo que precária, pode estar associada a um menor risco de morte", ressaltou Mark A. Guinter, um dos autores do estudo.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube