Topo

Histórico

Blog do Prem Baba

O poder dos mantras: como essas palavras ajudam a aquietar nossa mente

Sri Prem Baba

09/02/2018 04h10

Crédito: iStock

Os mantras têm um poder que está além da compreensão da mente e dos nossos sentidos. Se não sabe o que é um mantra, o  "Om" é o mais popular de todos, mas existem diversos. Por si só, as palavras de poder entoadas agem em todo o nosso sistema –físico, emocional, mental e espiritual. A vocalização de seus fonemas, por meio do processo de ressonância sonora, ativa determinadas áreas do cérebro capazes de ajustar todo nosso sistema energético.

Porém, o que torna o mantra eficiente e faz com que seja mais que um instrumento físico, é a intenção que se coloca ao cantar ou entoar. É a intenção de quem vocaliza que faz com que o mantra vibre em toda a sua potencialidade, abrindo portas para que nosso ser, quem verdadeiramente somos, possa se manifestar. Em geral, os mantras são nomes de Deus, e cantar os nomes de Deus é uma forma de nos colocarmos no caminho da alegria.

Os mantras são como pérolas das profundezas, heranças que recebemos dos antigos sábios para que nos servissem de ponte para a liberação. Quando você se entrega para a experiência do mantra, entra em um estado que está além do tempo psicológico, um lugar além da mente. Quando tem a chance de cantar com o coração, tem também uma chance de viver a experiência do arrebatamento, que é estar além do tempo e do espaço e além dos domínios da mente.

Os principais instrumentos da mente, que são os pontos de conexão com o mundo dos fenômenos, são nossos cinco sentidos. E o mantra é um poder que nos coloca além desses sentidos, em outro estado. Por isso que, quando o entoamos, a mente não tem mais domínio e podemos experienciar momentos de paz.

Apesar do mantra, por si só, produzir esse efeitos no corpo e na mente, ter consciência do significado dele pode trazer ainda mais potência em sua ação. Ao entoar ou cantar um mantra com consciência, esse cântico se transforma em uma oração. Uma oração de Deus para Deus.

Em outras palavras, a prática dos mantras possibilita que sua mente não caia e que você acesse esse campo misterioso do coração. Assim, cantar os nomes de Deus é um veículo para viajar pelo caminho do amor. Neste vídeo, é possível conhecer um pouco mais sobre o poder dos mantras.

Que possamos sentir essa alegria, fazendo dela um bom hábito em nossas vidas.

Sobre o autor

Nascido em São Paulo, Sri Prem Baba estudou psicologia e ioga. É discípulo do mestre indiano Sri Sachcha Baba Maharaji Ji, da linhagem Sachcha, e idealizador do movimento global Awaken Love. Seu trabalho une conhecimentos para fortalecer valores humanos, espirituais e sociais. Hoje, existem centros representativos de sua missão na Índia, Estados Unidos, Europa, Israel, Argentina e Brasil. É autor dos livros “Amar e Ser Livre - As Bases Para uma Nova Sociedade”, “Transformando o Sofrimento em Alegria” e do best-seller “Propósito – A Coragem de Ser Quem Somos”.

Sobre o Blog

Ensinamentos para o bem-viver com foco em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Conteúdos profundos abordados de forma prática sobre relacionamentos, propósito de vida, prosperidade, sustentabilidade, educação, crise planetária e espiritualidade, entre outros.

Blog do Prem Baba