Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Fica vermelho durante os exercícios físicos? Descubra o porquê

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thamires Andrade

Do VivaBem, em São Paulo

04/12/2017 18h36

Enquanto praticamos uma atividade física, o nosso corpo experimenta uma série de mudanças. Uma que causa incômodo em muita gente é o rosto avermelhado. Mas nem é pra se preocupar, pois essa reação é um mecanismo natural do nosso corpo.

Ivan Pacheco, médico do esporte e diretor da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), explica o processo.

Veja também:

No exercício, nossa respiração fica mais acelerada e o coração também bate mais rápido. Isso acontece porque o sangue precisa circular mais rápido para levar oxigênio às células.

Durante esse processo, os vasos sanguíneos se dilatam para que oxigênio chegue mais rápido nos músculos. E isso faz com que fiquemos com o rosto vermelho quando praticamos atividades físicas.

Nossa temperatura corporal também aumenta, o que contribui para o aumento da vasodilatação. Mas, claro, que tudo depende da intensidade do exercício e de onde você está praticando.

“Se você pratica exercício no inverno ao ar livre, o corpo faz vasodilatação para aumentar a temperatura corporal, como uma forma de protegê-lo contra o frio. Já no verão, o rosto também pode ficar com rubor, já que o corpo produz calor mais facilmente e precisa eliminá-lo por meio do suor. Tudo para evitar que a temperatura corporal interna fique muito alta e cause danos às células", explica.

Normalmente não há motivo para se preocupar com a vermelhidão pós-atividade física. Só precisa prestar atenção em casos de falta de ar, taquicardia e tontura.

Se você é do grupo que odeia ficar vermelho na hora dos exercícios, Pacheco dá algumas dicas:

  • Mantenha-se hidratado durante toda atividade física, pois isso vai manter a sua temperatura corporal mais estável e diminuir o rubor.
  • Vai se exercitar no inverno? Prefira lugares fechados e com a temperatura controlada para diminuir a chance de vermelhidão.
  • Vai se exercitar no verão? Evite lugares muito úmidos, pois é prejudicial para a troca de calor do corpo.
  • No verão, opte por roupas mais claras para refletir a luz do sol. Já no inverno, a ideia é usar cores mais neutras ou escuras para absorver mais a luz do sol e manter o calor corporal.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy