Topo

Paola Machado

O que é VO2 máx? Qual a importância desse índice para a performance?

Paola Machado

30/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Quando falamos de aptidão física, cardiorrespiratória ou, até mesmo, condicionamento aeróbio, estamos falando do consumo de oxigênio máximo (VO2max).

O que é o Consumo de Oxigênio Máximo (VO2 máx)?

O consumo de oxigênio máximo é uma medida de aptidão aeróbica, sendo a quantidade máxima que seu corpo consegue captar e utilizar o oxigênio inspirado, resultando em geração de energia.

A região onde o consumo de oxigênio alcança um platô ou aumenta levemente com os aumentos adicionais na intensidade do exercício representa o consumo de oxigênio máximo, também chamado de captação máxima de oxigênio, potência aeróbica máxima ou, simplesmente, VO2max.

Esse é um exemplo do McArdle (2008) da obtenção do consumo de oxigênio máximo ao correr através de colinas com a inclinação progressivamente maior. O VO2max ocorre na região (e não em um único ponto) em que quaisquer aumentos adicionais na intensidade do exercício produzem um aumento aquém do esperado (ou nenhum aumento) no consumo de oxigênio. Os pontos representam os valores medidos do consumo de oxigeno ao atravessar as colinas.

O VO2max é diferente o VO2, pois, este último, é o consumo de oxigênio pelo organismo em uma determinada intensidade de exercício.

Vale lembrar que o sistema de transporte de oxigênio depende da capacidade funcional e da integração dos sistemas necessários para fornecimento, transporte, distribuição e utilização de oxigênio.

Como esse índice é calculado?

Este índice é captado em testes ergoespirométricos. Para isso é necessário realizar o teste em um laboratório ou clínica especializada.

Os profissionais vão submeter a pessoa a um teste em bicicleta ou esteira com uma máscara ligada a um analisador chamado espirômetro. A máscara é capaz de coletar e analisar a proporção de oxigênio inalado e exalado durante a execução do exercício em velocidades crescentes com uma fórmula.

Fórmula

VO2máx = (milímetros de ar inalado por minuto) x (% de oxigênio inalado)/(mm de ar exalado por minuto) x (% de oxigênio exalado)

A medida que você se exercita, exala menos oxigênio, pois suas células utilizarão cada vez mais. Por esse motivo, o seu VO2 aumenta. Quando esse número atinge o platô, você chegou ao seu VO2max.

Ele mostra o quanto está ou não condicionado aerobicamente e qual o seu limite de treinamento (zona-alvo).

O VO2máx típico é cerca de 30 a 60 ml O2/kg/min.

Como funciona o VO2max?

Quando o VO2 máximo está alto, o coração consegue bombear uma alta quantidade de sangue por batida e o seu sistema circulatório conduz o sangue para os músculos de forma eficiente, assim o treinamento contribui para aumento da frequência cardíaca, melhora do débito cardíaco, aumento do tamanho e quantidade de mitocôndrias musculares, melhora da densidade dos capilares sanguíneos e consequente eficácia na proporção de sangue enviada aos músculos.

Fatores que interferem nos valores do VO2 max

Fisiologicamente falando, são vários os fatores que interferem nos valores do consumo de oxigênio máximo, incluindo:

  • Modalidade do exercício
  • Tendência hereditária (genética)
  • Estado de treinamento
  • Gênero
  • Dimensões e composição corporal
  • Idade

O VO2max pode ser melhorado com o treinamento, entretanto, não mais que 30%. Por isto, quanto maior o nível de condicionamento, mais difícil será aumentar o consumo de oxigênio. Além do mais, se você não for uma pessoa geneticamente privilegiada, pode ser ainda mais e mais difícil.

Por que o consumo de oxigênio é importante?

Enquanto você se exercita, ocorre um aumento do VO2. Quando você atinge o seu VO2max, você pode se exercitar mais, porém seu corpo começará a queimar seus estoques de glicogênio muscular e hepático para obter energia para o treino, chegando, rapidamente, ao estado de exaustão. Em geral, as pessoas com maior VO2 máx, podem se exercitar em intensidades maiores sem entrarem em fadiga.

Como melhoro meu VO2

Tirando os fatores genéticos e todos fatores citados acima em que você pode ser mais ou menos apto a ter um condicionamento aeróbio determinante; o aumento da distância percorrida em treinamentos aeróbios em iniciantes ou aumento do esforço em atletas são suficientes para melhorar o consumo de oxigênio máximo.

Os treinamentos de corrida a 95% do VO2 máximo são capazes de melhorar esse marcador.

Alguns estudos avaliam o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e mostram resultados significativos, aumentando o VO2max. Descobriram que os intervalos podem provocar aumentos ainda maiores deste consumo que em outros treinos. Isto significa que, por minuto, você trabalha muito mais fisiologicamente, mostrando a importância dos intervalos para seu organismo.

Referências:
– McArdle, W.D. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2007.
– Bouchard, C.; et al. Familial resemblance for VO2max in the sedentary state: the HERITAGE family study.Med Sci Sports Exerc. Feb;30(2):252-8. 1998.
– Pate, R.R.; et al. Cardiorespiratory and metabolic responses to submaximal and maximal exercise in elite women distance runners. Int J Sports Med. Nov;8 Suppl 2:91-5. 1987.
– Pollock, M.L.; et al. Submaximal and maximal working capacity of elite distance runners. Part I: Cardiorespiratory aspects. Ann N Y Acad Sci. 301:310-22. 1977.
– Wilmore, J.H.; et al. "Physiology of Sport and Exercise". Human Kinetics Publishers. 2005.
– Midgley, A.W.; et al. Is there an Optimal Training Intensity for Enhancing the Maximal Oxygen Uptake of Distance Runners? Sports Medicine. Volume 36, Issue 2, pp 117–132. 2006.
– dos Santos, L.B.; et al. Treinamento intervalado de alta intensidade ≥ 90% do VO2max: adaptações fisiológicas e bioquímicas. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires – Año 18 – Nº 180 – Mayo de 2013.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.