Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Estudo mostra como a realidade virtual pode deixar treino mais fácil

lisegagne/IStock
Imagem: lisegagne/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

03/10/2018 10h42

A realidade virtual tem chamado cada vez mais a atenção da comunidade científica, que procura entender os benefícios que a modernidade traz e possíveis aplicações terapêuticas para ela.

A terapia comportamental cognitiva, por exemplo, quando administrada com o uso dessa tecnologia, reduz a paranoia e a ansiedade. Em pesquisas anteriores, cientistas também a usaram para reduzir o transtorno de estresse pós-traumático em soldados.

Agora, uma nova pesquisa publicada no periódico científico Psychology Sports and Exercise examina ainda mais a fundo a relação entre a realidade virtual e a experiência da dor, mas no contexto do exercício físico.

VEJA TAMBÉM:

Estudando os efeitos da Realidade Virtual no exercício

A equipe responsável pediu a 80 participantes para realizar uma flexão isométrica de bíceps a 20% de sua força máxima e manter o peso pelo maior tempo possível. Destes participantes, 40 usaram óculos de realidade virtual e outros 40 fizeram o movimento sem os óculos.

Aqueles que usavam o acessório viram uma recriação virtual do mesmo ambiente em que o grupo de controle estava, --ou seja, a mesma sala, decorada da mesma forma -- mas também conseguiram ver uma representação animada (em forma de desenho), do braço segurando o peso.

Depois do teste, os pesquisadores mediram os batimentos cardíacos dos participantes do estudo, o tempo até a exaustão e a consciência corporal de cada voluntário.

Os participantes também foram solicitados a relatar sua classificação de intensidade da dor e esforço percebido.

Realidade virtual pode beneficiar seu treino

No geral, o uso da tecnologia levou a uma diminuição da percepção de dor e esforço. Após 1 minuto mantendo o peso, a intensidade da dor relatada no grupo com os óculos foi 10% menor do que no grupo controle.

Além disso, os usuários da realidade virtual aguentaram o peso por uma média de 2 minutos a mais antes de se sentirem exaustos e tiveram uma redução de três batimentos por minuto na frequência cardíaca em comparação com o grupo controle.

Os pesquisadores estão esperançosos de que a tecnologia possa ser usada para encorajar as pessoas a se exercitarem mais.

Maria Matsangidou, a principal autora do estudo afirma que os resultados podem ter implicações importantes para os novos métodos de treino, desde pessoas que se exercitam de modo leve até atletas profissionais.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube