Topo

Histórico

Casa de Viver

Conheça os 5 revestimentos do momento antes de reformar sua casa

Casa de Viver

28/07/2018 04h00

As ideias evoluem e a tecnologia também. Atualmente, a gama de revestimentos é muito vasta, tanto em materiais como em formatos e desenhos, indo do rústico ao sofisticado. Dentre muitas novidades, as que mais se destacam no momento são: revestimentos vinílicos, cimentícios, porcelanatos, quartzos e pedras siterizadas.

Os revestimentos fazem parte do acabamento em uma obra, portanto, são os últimos a entrar (até para evitar danos aos materiais que, muitas vezes, não são baratos). Como fazem parte da última etapa, podem ser colocados facilmente em uma moradia que já está pronta, portanto, siga nossa dicas e renove sua casa.

1. Vinílicos: são os queridinhos do momento para se usar em áreas internas, principalmente em pisos. Os materiais vinílicos nada mais são do que um tipo de plástico de alta performance que imita um outro material, como a madeira, cimento queimado, azulejo. Estes materiais são os principais substitutos dos pisos de madeira, quando o orçamento é menor e/ou a pessoa deseja mais praticidade, por serem um polímero difícil de manchar, práticos para limpar, apresentam diversos padrões de cor e formato, não fazem barulho, entre outras qualidades. Eles também podem ser usados nas paredes e nos tetos.

Piso Vinílico com acabamento amadeirado – Divulgação Nortis

  • Vantagens: ótimo preço, fácil de limpar, muito resistente a manchas, diferentes acabamentos, alta durabilidade, antialérgico, não faz barulho ao pisar e fácil colocação.
  • Desvantagens: Apesar de serem mais resistentes à água em relação à madeira, não podem receber grandes quantidades de água, pois pode estragar a cola; Não são indicados para áreas externas e banheiros. Alguns não são tão bonitos.

2. Cimentícios: aqui, temos dois tipos que são muito usados, o cimento como um material sólido, e vendido em placas de diversos tamanhos, ou como o cimento queimado, que é uma massa que se solidifica após a aplicação.

  • Cimento Queimado: material que mistura o cimento com outras matérias primas que formam uma massa e podem ser aplicados em piso, parede e teto. O cliente pode optar de mais manchado a mais homogêneo, além de escolher o acabamento com brilho, acetinado (semi-brilho) ou fosco, com poros mais fechados ou abertos. Por ser feito com uma massa, esse material pode ser aplicado em grandes metragens quadradas sem emenda, trazendo maior amplitude. Saiba que o cimento queimado é um material mais rústico, portanto, com o tempo, pequenas fissuras aparecem.

    Piso em Cimento Queimado cinza claro contrasta com marcenaria e revestimento de tijolinhos marrom escuro. – Divulgação Nildo José Arquitetura.

     

    • Vantagens: bom preço, material natural, possui grandes metragens sem emenda (passa sensação de ampliação do espaço), pode ser colocado em cima de alguns revestimentos (como porcelanatos e azulejos), baixa espessura, atemporal, variedade de acabamentos e pode ser aplicado nas mais diferentes superfícies, como bancadas (não indicado para bancadas de cozinha).
    • Desvantagens: Pode sofrer manchas dependendo da origem, apresenta fissuras com o tempo, apesar de sua aplicação ser rápida pode demorar de 24 a 72 horas para secar e poder pisar, possibilidade de ceder um pouco em locais mais pesados como embaixo da geladeira e da máquina de lavar roupa.

 

  • Revestimentos Cimentícios: a variedade é enorme. Como o cimento, parte de uma massa líquida e depois se solidifica, ele pode apresentar diversas formas, variando de acordo com a fôrma em que é posto. Com isso, criaram-se placas para pisos que podem ter 1,00 X 1,00 m até pequenas peças que formam tijolos de cimento com pequenas espessuras. As espessuras variam de acordo do revestimento e geralmente são aplicados com uma argamassa especificada pelo fabricante. Por serem feitos em placas, não correm o risco de terem fissuras como o cimento queimado, mas podem sofrer manchas dependendo do material que cair.
    Piso e paredes em revestimento cimentício Rustic Cut com formato de tijolinho chevron (desenho que remete à espinha de peixe) na área externa do restaurante da Casa Cor do Studio 242 – Divulgação/ Gauss Revestimentos

 

  • Vantagens: material natural de aspecto rústico, diversas cores e formatos, podem ser usados em pisos, paredes e os de menores dimensões podem ser usados no teto também, preços acessíveis e podem ser usados em áreas externas.
  • Desvantagens: pode sofrer mancha e colocação é mais lenta e exige cuidados.

3. Porcelanatos: Já faz um bom tempo que esse material é um dos mais utilizados no mercado, devido às suas inúmeras vantagens. Mas pesquisas e a criatividade geram novos usos, acabamentos e aplicações que deixam os materiais sempre atualizados. O porcelanato é feito com uma mistura de minerais com diversas matérias primas que são levados à uma alta temperatura, isso lhe traz resistência e durabilidade. Geralmente, sua aparência imita outros materiais, como a madeira, cimento queimado, mármore, entre outros, porém, com o preço mais em conta e com durabilidade até maior. Alguns podem ser usados em áreas molhadas e externas, tendo acabamento próprio para isso. São incontáveis as variedades de cores, acabamentos e formatos, podendo chegar até dimensões de 1,20 X 1,20m.

 

    Piso em porcelanato – Divulgação/ TRiART ARQUITETURA

 

  • Vantagem: diferentes cores, formatos e acabamentos; diferentes preços, durabilidade, muito resistente a manchas e riscos, fácil aplicação, leves, pouca espessura, fácil limpeza e encontrado facilmente nas mais diversas lojas.
  • Desvantagens: geralmente, representam outros materiais, portanto, dependendo do acabamento, pode não ficar parecendo um produto natural e pode perder brilho com o tempo. Não possui acabamentos muito bons para bancadas e mobiliários.

4. Superfícies de Quartzo: este material se origina de uma pedra natural que acaba tendo diversos acabamentos. Podem ser utilizados em pisos, paredes, mas seu uso mais forte é em bancadas de cozinha devido a sua alta resistência a manchas. Esse material necessita de uma mão de obra especializada de uma marmoraria, pois possui cortes de uma pedra natural, podendo ser utilizado até mesmo em mobiliários com ótimos acabamentos. Algumas pedras chegam a ter aspectos semelhantes a pedras naturais como o mármore, mas com mais resistência, pois diferentemente dos quartzos, os mármores são muito porosos e absorvem gordura facilmente levando a manchas.

Ilha Revestida em Caeserstone Montblanc – Divulgação: Montblanc

  • Vantagens: super-resistente a manchas, possui dimensões maiores que os porcelanatos, podem ser utilizados em bancadas e mobiliários com ótimos acabamentos, possibilidade de uso em área molhadas e externas e diferentes cores e acabamentos e são feitos sob medida.
  • Desvantagens: mais caro e necessita de uma mão de obra especializada, com um projeto sob medida.

5. Pedras Sinterizadas: são um composto de pedras que passam por um processo químico e a elevadíssimas temperaturas para chegar ao seu padrão final, que apresentam cores e formatos dos mais variados. O diferencial dessas pedras são seus tamanhos, que chegam até 3,20 X 1,60m (imagine pisos nessas dimensões sem necessidade de emendas), e sua altíssima resistência a manchas, riscos, água, calor (pode ser usadas em bancadas com churrasqueira), além de peças para fachadas, que podem ser até auto-limpantes e, geralmente, possuem aparência de mármores, materiais cimentícios, maneirados e metais. Por possuir diferentes espessuras, que variam de 3 a 12 mm, pode ser aplicado em pisos, paredes, tetos, bancadas, mobiliários, e acredite se quiser, revestindo marcenarias — imagina só suas gavetas e bancadas todas em pedra! Porém, para ter tudo isso, você precisará de um projeto, a mão de obra especializada de uma marmoraria e dinheiro, pois é nem tudo é perfeito.

 

Estande da Neolith todo em pedras sinterizadas – Piso e paredes cinzas ao fundo em pedra lisa cinza; Bancada principal branca com veios cinzas; bancada na lateral esquerda com acabamento que parece madeira painéis nas laterais esquerda e direita em pedra sinterizada representando aço corten. – Divulgação/ Neolith

  • Vantagens: Grandes dimensões, diferentes acabamentos, resistente a altas temperaturas, leve, resistente a arranhões, fácil limpeza, higiênico, adequado para zonas de alto tráfego, sem resinas, impermeável, 100% reciclável e ótimos acabamentos para bancadas, mobiliários e marcenarias.
  • Desvantagens: preço e necessidade de umã mão de obra especializada para execução.

Agora que você já conhece as novidades, pode encontrar as lojas representantes e escolher o tipo de material que você mais se identifica. Sempre pergunte ao revendedor o melhor tipo de material para aplicação e indicações para a instalação de cada peça. Agora o difícil será você se decidir entre tantas opções incríveis!

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver