Topo

Fernando Guerreiro

Quer emagrecer ou ganhar músculos? Veja como ter foco no treino e chegar lá

Fernando Guerreiro

03/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Provavelmente, você conhece alguém que sempre está reiniciando uma jornada buscando melhores resultados –e talvez você seja uma dessas pessoas que não conseguem se manter numa rotina até chegar no ponto de conquista.

Obviamente, se alguém está reiniciando sua jornada isso significa que em determinado momento ela interrompeu as suas atividades, você faz ideia do motivo que leva pessoas a desistirem desta jornada?

As respostas mais rápidas são:

  • Estou sem tempo, preciso me dedicar aos estudos, ao trabalho, à família;
  • Estou sem dinheiro, preciso economizar;
  • Estou muito cansado, não consigo acordar cedo ou não tenho foco ou disposição depois do trabalho.

São respostas honestas na maioria das vezes, mas nem sempre são os motivos reais da desistência.

Mas então o que faz alguém desistir de algo que almeja tanto, seja perder peso, seja ganhar músculos, seja cuidar da saúde?

Quantas vezes você iniciou uma dieta de sacrifício, que não durou muito tempo porque o sacrifício era muito maior do que você conseguia carregar ou suportar?

Lembra quando você decidiu voltar para o treino, voltou com tanto gás e empolgação que saiu dizendo que nunca mais retornaria naquele lugar de tanto que sofreu durante o exercício? Sem contar com as dores do dia seguinte que mal deixavam você andar direito.

Um dos grandes fatores de desistência é determinar uma meta que você não está preparado para buscar, ou uma meta que não faz sentido para o que você espera ter como resultado. É algo que se torna muito mais uma punição do que um caminho para ser feliz com os novos resultados.

Estipular novos objetivos requer um pouco de autoconhecimento, como seu corpo está e o quanto ele aguenta, e ai entra a importância de um profissional sensato que vai te ajudar a começar de uma forma que não irá te frustrar.

Quantas vezes por semana você conseguirá se exercitar sem comprometer sua agenda?
Uma rotina alimentar que você seja capaz de cumprir, mantendo os nutrientes necessários. Nesse ponto fazer a dieta que você viu alguém fazendo e deu certo não significa que pra você também dará certo, saiba o que seu corpo precisa eliminar e o que ele necessita pra se manter funcionando.

Da mesma forma que ter metas severas demais te levará a frustração, não ter objetivos te deixa solto demais pra fazer do seu jeito ou quando quiser, e ai meu amigo, você estará sempre na mesma condição. Até pelo fator motivacional é importante ter uma meta, que te estimule e faça com que você se condicione.

Pra que você consiga ter o foco que precisa sem se frustrar no meio do caminho é necessário ter equilíbrio, criar metas que são palpáveis, mas que sejam não fáceis demais de se alcançar e que exijam um esforço considerável.

Tenha metas a longo prazo, isso é importante, mas, as metas de curto prazo servirão como degraus pra construir a escada pra sua chegada no topo, que é seu grande objetivo. Esses degraus vão te mostrar o tempo todo que está valendo a pena, e pouco a pouco você está no caminho certo, e desta forma é certo que você se sentirá estimulado e motivado pra ir até o fim.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.