Noivas e Casamentos

Especial da sãopaulo traz dicas e tendências para organizar o casamento dos sonhos e não deixar o momento passar em branco

Mulheres usam óculos no casamento para se sentirem 'mais elas mesmas'

Cega de amor e por quatro graus da junção de um astigmatismo com uma hipermetropia, Geórgia Nog, 27, não hesitou ao disparar o "sim" para seu noivo em uma tarde de 2013.

Só depois dos votos feitos, ela colocou seus óculos, grandes e de armação grossa, para comemorar na festa com os amigos. "Fiquei com dó de fazer a maquiagem e colocar óculos. Todo mundo dizia para eu não botar. Acabei me arrependendo, deveria ter feito tudo com eles."

Afinal, usar a armação é um hábito que Geórgia tem desde os quatro anos. "Meu marido gosta muito mais de mim com ela", diz. "Quando vou a alguma festa, ele pede que eu a coloque."

Assessora de casamentos, Geórgia nunca organizou um em que a noiva ficasse o tempo inteiro com a armação.

Para muitas mulheres, os óculos fazem parte não só da rotina, mas da personalidade. Mesmo assim, as lentes de contato costumam ser a primeira opção na hora da festa.

Apesar da popularidade de casamentos alternativos ou com cara vintage, que valorizam esse tipo de acessório, muitas noivas ainda têm receio de não ficarem bem nas fotos por causa do reflexo das lentes.

Sem medo de comentários, a administradora Carla Bardaro, 58, enfrentou o tabu há 30 anos: usou vestido rosa curto e óculos. "Toda vez que eu tirava foto sem óculos saía com o olhar perdido. No álbum do casamento, queria ficar com a minha expressão."

Os óculos de armação imperceptível foram feitos por Miguel Giannini, esteta óptico há mais de 40 anos no mercado de óticas. Hoje, ele não fabrica mais armações, mas as vende e faz uma espécie de assessoria, dando orientação aos clientes.

A ilustradora Nice Lopes, 44, não teve dúvidas. Ela aparece usando óculos até no desenho que ilustra o convite de seu casamento.

Nice não enxerga bem desde os sete anos. Hoje, tem quase nove graus de miopia, além de astigmatismo. "Cheguei a usar lentes de contato na adolescência, porque era chamada de quatro olhos na escola", conta. "Mas aí não podia usar maquiagem, que irritava a minha vista. Quando voltei para os óculos, foi uma libertação."

Para ela, usar a armação no dia do casamento era uma forma de ser natural. "Não seria eu sem eles." A única exceção na maquiagem foi não colocar cílios postiços, para que o acessório não batesse nas lentes.

De acordo com o maquiador Duda Molinos, uma noiva que queira usar óculos no casamento deve ter uma pele impecável, pois é ela que mais vai aparecer. "Olhos delineados e batom marcante também fazem diferença."

Para valorizar o rosto por trás das lentes, a recomendação do maquiador Fernando Torquatto são as sobrancelhas bem feitas e sombras de cores sem muito brilho.

"As lentes vão diminuir ou aumentar os olhos", explica. "Nessa ocasião, o olhar tem que se sobrepor aos óculos. É importante realçar a raiz do cílios para não ficar com cara de quem vai todo dia trabalhar. É possível colocar cílios postiços mais curtos. Ou usar um batom bonito, de cor diferente, criar um look só para aquele dia."

Publicidade
Publicidade