Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Abusar do açúcar na gravidez pode aumentar o risco de asma nos filhos

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

11/12/2017 17h20

As mulheres que consomem muito açúcar durante a gravidez podem aumentar o risco de asma em seus filhos, de acordo com um estudo publicado no Annals of the Amercian Thoracic Society.

Para chegar na descoberta, os pesquisadores de Harvard acompanharam 1.068 mães de Massachusetts, nos Estados Unidos. Foram reunidas informações sobre a dieta das mulheres durante a gravidez, além dos cardápios das crianças e os diagnósticos de asma aos 3 e 7 anos.

Veja também:

Os resultados mostraram que os filhos de mães que consumiam mais açúcar – cerca de 46 gramas por dia – tinham 58% mais chances de ter asma do que as crianças com mães que consumiam menos – uma média de 21 gramas por dia.

Para ter uma ideia da quantidade, uma lata de 350 mls de Coca-Cola contém 39 gramas de açúcar. Metade da ingestão de açúcar de mães e crianças veio de bebidas açucaradas e suco de frutas.

Os pesquisadores controlaram a educação materna, o tabagismo e o índice de massa corporal pré-gravidez, bem como o IMC da criança, idade e sexo.

A autora principal do estudo, Sheryl Rifas-Shiman, do departamento de medicina de Harvard, disse em entrevista ao jornal The New York Times que o mecanismo de associação entre o açúcar e asma ainda precisa ser estudo com cautela.

Apesar da incerteza quanto a ligação, “evitar a ingestão elevada de açúcar durante a gravidez e na infância pode ser uma das várias formas de reduzir o risco de asma infantil”, afirma.

SIGA O VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook: https://www.facebook.com/VivaBemUOL/
Instagram: https://www.instagram.com/vivabemuol/
Inscreva-se no nosso canal no YouTube: http://goo.gl/TXjFAy