Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Preciso trocar o xampu a cada três meses? O que acontece se usar o mesmo?

Rodrigo Cintra

16/07/2019 04h00

(Foto: iStock)

Não importa a textura, o comprimento ou qual a tendência de corte adotada: o cabelo é uma marca registrada, algo que traduz um estilo. Entre as principais dúvidas sobre esse assunto, há uma campeã: trocar ou não o xampu com certa frequência. Será que o produto perde o efeito? Os fios ficam "viciados"?

Essa prática de mudar constantemente apenas por mudar é um mito e pode afetar a saúde capilar, já que assim não haverá tempo hábil para o cabelo responder ao que cada produto tem para oferecer. Antes de mais nada, é preciso saber o real estado do fio para apostar no xampu e condicionador corretos. Por exemplo: se ele estiver ressecado, o xampu deve tratar especificamente desse problema.

Veja também

O mercado disponibiliza xampus para diversas finalidades, como hidratar, nutrir, restaurar, tirar a oleosidade. Descubra do que ele realmente precisa. Depois, espere o produto fazer efeito e driblar o que estava dando errado. Talvez o cabelo tenha que passar por outro tratamento ou deva ser lavado com xampu antirresíduos de tempos em tempos, geralmente uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo de como está o seu couro cabeludo.

Uma sugestão é testar diferentes xampus simultaneamente para avaliar seus benefícios, como apostar em uma opção para dar volume e em outra para garantir movimento. Só você poderá avaliar os melhores resultados à frente do espelho. Até porque o cabelo sofre diariamente com as condições climáticas e alta temperatura de aparelhos, caso do secador, prancha e babyliss. E isso influencia na sua beleza.

Mas também vale prestar atenção, para lavar o cabelo do jeito certo. Alguns processos podem levar o cabelo a ficar com aspecto de malcuidado, e  muitas vezes o xampu acaba levando a fama de vilão. Nada de exagerar na quantidade e o fato do produto não fazer espuma não significa que os fios não estão limpos. Comece a lavagem pelo couro cabeludo com movimentos suaves e com as pontas dos dedos sem esfregar. Caso contrário, a sujeira acumulada nessa região vai parar no comprimento e nas pontas.

Resumindo: o ideal é escolher um xampu com propriedades para tratar o real estado dos fios e ter paciência para aguardar o resultado esperado. Invista em produtos de qualidade. Há muitas fórmulas, que contam até com tecnologia avançada. Na dúvida, teste mais de uma marca até você gostar e se ainda não estiver confiante, converse com o seu cabeleireiro.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra