Topo

Pantacourt: 8 maneiras de usar a calça curta que é tendência no verão

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

08/01/2019 04h00

Confortável, a pantacourt se tornou um clássico e o modelo de calça ampla e mais curta aparece renovado a cada temporada. A peça resgata a história da independência feminina, trazendo para a moda a praticidade que as mulheres dos anos 20 e 30 tanto precisavam para trabalhar.

Foi a calça no meio das canelas que substituiu as saias longas no início do século passado. Na época, claro, houve frisson, pois elas não costumavam deixar partes do corpo à mostra. "Apesar de ter sido vista nos anos de 1970 com a bainha bastante ampla, foi na década de 80 que a peça começou a aparecer mais, em diversas versões, até os dias de hoje", conta Miti Shitara, professora de História da Moda da Faculdade Santa Marcelina.

Nas últimas temporadas, a pantacourt ganhou força e virou quase unanimidade, tanto nas ruas e passarelas, quanto nos closets das famosas. Especialmente em composições que transitam entre o esportivo, ao lado de acessórios como o tênis branco, e o sofisticado, com tecidos mais nobres e cortes de alfaiataria. Inspire-se nas celebridades para aderir de vez à peça, em diferentes modelos e situações:

1. Em um visual descolado

A pegada retrô da calça curta ampla rende produções descoladas, dependendo do tipo de blusa e acessório escolhido. O top cropped associado ao modelo de cintura alta combina tanto com aquela saidinha com os amigos quanto com passeios diurnos no final de semana. 

2. No estilo básico

Tem medo de ousar na pantacourt? Aposte no básico: escolha uma calça de tom neutros, como preto, cinza ou azul-marinho, e combine-a com camiseta. Para complementar, o nozinho dá charme extra. Acessórios da moda, como a bolsa de palha, podem arrematar a produção sem complicação. 

3. No trabalho

No ambiente de trabalho, modelos mais tradicionais de cores escuras e com estampas comportadas rendem produções discretas. "No mundo corporativo, a pantacourt de alfaiataria é bem-vinda, em tecidos encorpados como jérsei, oxford e crepe. Para manter a formalidade, prefira escapins ou sapatilhas. Evite sandálias muito abertas e rasteiras", completa Bianca. 

4. Na festa 

Para fazer bonito em dia de festa, tecidos nobres como a seda deixam a pantacourt mais sofisticada. Versões transparentes têm o poder de deixar o visual sensual na medida certa. "Com acessórios finos, clutch e sandália de pedraria, você está pronta para arrasar", sugere a especialista em gestão de imagem pessoal Bianca Scampini. 

5. Na versão macacão 

Há algumas temporadas, o macacão pantacourt faz sucesso nas ruas. Seja em versões mais comportadas, com mangas e cores sóbrias, seja em modelos com decotes profundos, estampas e cintura marcada. 

6. No estilo clochard

O modelo clochard é aquele com cintura intermediária e marcada com amarrações. Para o verão, opções de denim confortável e tecidos maleáveis, lisos ou estampados, proporcionam estilo extra ao dia a dia. 

7. Com babados

Dentro do estilo mais romântico que é a cara da estação, os babados adornam diversas peças, inclusive as pantacourts. Para não ficar over, já que a peça chama muita atenção, invista em uma blusa neutra, sem muitos detalhes -- ou aposte em um conjuntinho monocromático, também em alta na temporada. 

8. Com comprimento mídi

A versão mídi é aquela bem abaixo dos joelhos, mas que ainda assim segue o corte amplo da pantalona. Para um visual mais harmonioso, Bianca Scampini recomenda: "Nas mais altas, a pantacourt deve ter dois palmos abaixo dos joelhos para manter o equilíbrio. As mais baixas podem apostar na peça na altura da panturrilha, para deixar um pouco mais de pele à mostra e alongar a silhueta".