Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Sofre com cabelos finos? Veja cinco dicas que vão facilitar sua vida

Universa

10/09/2019 04h00

Mais frágil, delicado e com maior probabilidade de embaraçar ou quebrar, o cabelo fino requer alguns cuidados essenciais na rotina. Se essa característica dos fios é genética, e não fruto de distúrbios hormonais ou falta de proteínas e nutrientes em seu organismo, saiba que não é difícil fazer com que eles fiquem bonitos, saudáveis e ganhem volume extra. Quer saber como? É só seguir as cinco dicas a seguir.

1. Faça a lavagem adequada

A primeiro e principal dica está na hora de lavar: o segredo é optar por um xampu leve, que geralmente é transparente, e o uso de pouco condicionador, somente nas pontas. Se ele for oleoso, é recomendado finalizar a lavagem com um jato de água fria.

2. Tenha um bom corte e use o secador corretamente

Um bom corte, com as pontas bem aparadas, também valoriza bastante quem tem os fios fininhos. É adepta do secador? Então saiba que a maneira como você utiliza o aparelho também influencia na hora de deixar o cabelo mais encorpado. Um truque é não direcioná-lo na raiz e, para que ele fique mais estruturado, use um produto que encorpe os fios, secando-os de cabeça para baixo; isso vai dar mais movimento!

3. Penteie das pontas até a raiz

Se você tiver acabado de lavar o cabelo e quiser deixar secar naturalmente, comece a desembaraçá-lo ainda úmido: use um pente com cerdas bem resistentes, sem aquelas bolinhas de borracha nas extremidades, que podem fazer com que os fios arrebentem, e comece o processo pelas pontas. Aos poucos e com cuidado, vá subindo até a raiz.

4. Invista no babyliss

Fazer ondas com o babyliss faz com que os cabelos pareçam mais volumosos e dão aquele ar poderoso! Mas vale lembrar que, por se romperem com mais facilidade, quando você fizer o uso de qualquer ferramenta que esquente muito, como a chapinha ou o próprio babyliss, é necessário utilizar uma proteção térmica adequada. Outro truque rápido e fácil é usar um aplique de megahair de tic-tac com cabelos naturais.

5. Cuidado na hora dos procedimentos químicos

Um problema frequente de quem tem cabelos ralos ou finos é na hora de fazer procedimentos químicos, principalmente para aquelas que querem ficar loiras. As mulheres que não tem os fios naturalmente claros passam por vários processos até chegar ao tom ideal, e isso acaba prejudicando ainda mais as madeixas. Por isso, é recomendado o o uso de produtos mais suaves, que preservam a integridade e a saúde desse tipo de cabelo. Atualmente, existe uma nova geração de produtos, como, por exemplo, o Blond Plex: ao ser incorporado ao pó descolorante e aplicado nos fios, ele age nas partículas internas, deixando-as mais íntegras e resultando em um clareamento sem agressões. Ele tem ainda a função "stop quebra" no pós-química, repondo os nutrientes perdidos, como a proteína e a queratina, e devolvendo a estabilidade de PH, tornando os cabelos mais resistentes.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra