Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Tá liberado! Falar palavrão faz bem à saúde e ajuda nas relações pessoais

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem

07/02/2018 11h49

Apesar de ser julgado pelos bons costumes, o palavrão pode fazer bem à saúde. E não é alguém que ama xingar os outros que está dizendo e, sim, a ciência.

É claro que xingar seu chefe não vai trazer benefício algum a você. Mas falar um palavrão na ocasião certa e em alto e bom som pode ajudar a lidar com a dor e até a parecer uma pessoa melhor aos olhos dos outros. Duvida? Confira a seguir benefícios comprovados por estudos científicos.

Leia também:

5 benefícios de falar palavrão

  • iStock

    Auxilia a lidar com a dor

    Sabe quando você bate o dedinho do pé em algum objeto e, instantaneamente, a dor e a raiva tomam conta do seu cérebro? Um estudo realizado pela Keele University, no Reino Unido, e publicado no periódico Journal of Pain mostrou que podemos suportar melhor a dor quando soltamos palavrões. De acordo com os cientistas, ao xingarmos, mandamos uma mensagem à amígdala do cérebro. Essa reação emocional e física dá energia para você conseguir superar uma tarefa dolorosa.

  • iStock

    Melhora o rendimento no treino

    Você xinga mentalmente quanto tem de fazer um exercício que odeia? Melhor colocar isso para fora. Um estudo publicado no periódico Psychology of Sports and Exercise descobriu que xingar verbalmente aumenta a força em 8% e performance no treino em 2% a 4%. Os cientistas acreditam que quando você está sozinho com seus pensamentos, não há nada distraindo-o da tarefa em questão. Xingar, no entanto, distrai sua atenção, o que faz com que se esforce mais do que quando está em silêncio.

  • iStock

    Torna você mais racional

    Se você quer agir menos com o coração e mais com a cabeça, melhor falar uns palavrõezinhos aqui e ali. Cientistas da Universidade da Califórnia observaram estudantes universitários para determinar como a raiva impacta o pensamento e a tomada de decisões. O resultado mostrou que sentir ódio e xingar tornaram os alunos mais racionais e analíticos. É como se suas ações induzidas pela raiva fossem tomadas com a "mente mais aberta" do que o normal.

  • Getty Images

    Ajuda a se expressar melhor

    Um estudo publicado no periódico Language Sciences em 2014 fez um experimento com um grupo de 43 homens e mulheres. Os participantes deveriam dizer quantos palavrões conseguissem em um minuto. Em seguida, eles tiveram que nomear quantos nomes de animais pudessem na mesma quantidade de tempo. Os pesquisadores descobriram que quanto mais curiosos os palavrões que um participante conseguisse gerar, mais vocabulário ele tinha. Segundo os cientistas, ter um vocabulário expansivo de palavras tabu significa que a pessoa é mais capaz de se expressar de forma detalhada.

  • iStock

    Faz você parecer mais honesto e autêntico

    Algumas pessoas podem se assustar com seus xingamentos, mas eles fazem você parecer mais genuíno em seus círculos sociais. Afinal, querendo ou não, falar palavrão é uma forma de expressão. Um estudo publicado no periódico Social Psychological and Personality Science revela que xingar tem relação com sentimentos e emoções genuínas nas interações sociais. Ao soltar o verbo, você é visto pelas outras pessoas como alguém verdadeiro.