Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


"Emagrecer exige lidar com emoções", diz personal de reality de Kardashian

Simone de La Rue é personal trainer do reality show "Revenge Body with Khloe Kardashian" e de diversas celebridades - Reprodução Instagram/@bodybysimone
Simone de La Rue é personal trainer do reality show "Revenge Body with Khloe Kardashian" e de diversas celebridades Imagem: Reprodução Instagram/@bodybysimone

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

06/08/2019 04h00

Dançarina e treinadora do grupo seleto de personal trainers que faz parte do reality show "Revenge Body with Khloe Kardashian", do canal E! Entretainment, a australiana Simone de La Rue, conhecida por treinar diversas celebridades --entre elas Sandra Bullock e Reese Witherspoon -- está acostumada a encarar casos difíceis de transformação do corpo.

Visando principalmente a perda de peso dos participantes, no programa liderado por Khloe Kardashian, irmã mais nova do clã, os treinadores precisam lidar com questões pessoais delicadas e prometem uma transformação total do físico e da mente ao fim de cada jornada da série, que em 14 de agosto terá a estreia de sua terceira temporada.

Como sugere o nome, "Corpo de Vingança", na tradução literal, o reality traz a ideia de os participantes provarem sua força de vontade e capacidade de mudar, mas não foca apenas na transformação física. Os casos vão desde pessoas que querem recuperar a autoconfiança por terem sofrido bullying até aquelas que desejam emagrecer por histórico de doença na família ou se livrar de vícios.

A mudança precisa vir de dentro

Para La Rue, o foco da mudança está em respeitar os sentimentos de cada um. "As pessoas nem sempre respondem bem com gritos e puxões de orelha. Então, tento ser gentil, afinal, você nunca sabe exatamente o que está acontecendo na vida delas".

Achar o motivo pelo qual a pessoa chegou ao sobrepeso, de acordo com ela, é essencial.

Para emagrecer é preciso tratar a raiz do problema, uma tarefa que também assumo como treinadora. Cada um tem seus traumas e dificuldades, e lido com o coração de cada aluno Simone de La Rue, personal trainer

E, independentemente de quem for, a treinadora conta que não há ninguém que não precise de orientação. "Alguns dos meus alunos já sabem um pouco sobre exercícios, mas muitos não têm nenhuma experiência. Além disso, todo mundo precisa de alguém que ajude a manter a motivação em alta, é como chegamos na nossa melhor versão", afirma.

Alunos sem comprometimento não tem vez

Como treinadora do programa, La Rue não sabe quem serão os novos participantes de cada temporada, mas reconhece facilmente quais serão os casos mais difíceis. "Já fico frustrada quando alguém começa se atrasando para os treinos ou não se esforça em dar seu melhor, por que estão recebendo uma oportunidade incrível. Geralmente, tenho mais dificuldade com homens, me obrigam a pensar fora da caixa", explica.

Todos recebem o mesmo tratamento e atenção dos treinadores, mas a australiana não nega que a conexão é maior com alguns, como foi o caso de uma dançarina. "Foi muito legal porque a dança é meu universo. Em vez de passar só exercícios, pudemos incorporar passos no treino dela", lembra.

Quando questionada sobre qual celebridade gostaria de treinar, La Rue precisou tirar alguns segundos para refletir. A resposta, no entanto, foi confiante: "Oprah! Ela é uma mulher incrível, empoderada e muito inspiradora. Eu adoraria ajudá-la", afirma.

4 dicas para alcançar seu objetivo

1. Divida o treino Se você fica entediado facilmente, não há necessidade de se exercitar por uma hora. Adote, caso a rotina permita, treinos curtos durante o dia, usando 10 minutos de manhã, 10 no período da tarde e 10 à noite.

2. Vá acompanhado Um familiar, amigo ou alguém que incentive seus objetivos pode ser a mudança necessária para a sua rotina. "É mais difícil faltar no treino quando tem alguém esperando", diz La Rue.

3. Comece com o que tem Se você não tem academia, não há nenhum problema em começar a treinar em casa. "Você economiza e ainda dá um bom exemplo para as pessoas que convivem com você", comenta a treinadora.

4. Saia do restaurante Na alimentação, Simone opina que uma boa parte do sucesso se deve a cozinhar em casa. "Assim, você sabe o que realmente está comendo e consegue preparar refeições mais saudáveis", conclui.