Topo

Taise Spolti

Receita de creme de cebola sem glúten ou lactose

Taise Spolti

10/10/2018 04h00

Crédito: iStock

A receita de hoje é uma sopa francesa conhecida aqui no Brasil como creme de cebola. No entanto, vale lembrar que essa é uma sopa, já que um creme precisa ter uma consistência menos aquosa, o que normalmente é obtido com uso de creme de leite. Nomes à parte, eu particularmente adoro essa receita, é um sabor simples com ingredientes do dia a dia, mas que enriquecem nossa alimentação.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), "a cebola é uma das principais fontes de antioxidantes entre as frutas e hortaliças consumidas no Brasil. A importância nutracêutica da cebola, principalmente, às substâncias antioxidantes, como quercetina e tióis. Essas substâncias apresentam efeito na redução de inflamações, alergias e doenças virais e na prevenção de câncer, catarata e doenças cardiovasculares."

Confira o passo a passo da receita:

Ingredientes da sopa de cebola

  • 8 cebolas grandes fatiadas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ghee
  • 1 colher (sopa) de alho picado 
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de farinha de painço ou arroz
  • 1 L de caldo de carne (veja receita aqui no meu blog)
  • Sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto

Como fazer a sopa de cebola

  1. Com o auxílio de um ralador, rale a cebola para que fique o mais fino possível, isso evitará os pedacinhos de cebola na boca garantindo apenas o sabor. 
  2. Refogue a cebola e o alho com a manteiga até ficarem transparentes, acrescente a farinha e refogue mais um pouco. Tempere com sal pimenta e noz moscada a gosto e acrescente o caldo de carne (ou de legumes se preferir, mas use caldo caseiro). Deixe ferver por aproximadamente 45'

Se você não tem intolerância ao glúten, pode servir com um pedacinho de pão integral torrado por cima ou então coloque a fatia de pão com um pouco de queijo e gratine no forno (como na foto). Fica delicioso!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.