Topo

Histórico

Casa de Viver

10 dicas para escolher a cor do seu sofá e da decoração em volta dele

Casa de Viver

09/10/2018 04h00

Uma casa com cor sempre é mais alegre. E por que não usar cor no sofá? Você pode brincar com diferentes tons no móvel e no entorno dele. Como você pode enjoar, listamos algumas dicas ousadas, mas, também, algumas neutras. Vamo a elas:

1- Um sofá com cor mais escura tende a chamar menos atenção do que os com cores vivas. Portanto, se você tem receio de enjoar, opte por tons escuros para o móvel e tons neutros ao redor. Como exemplo, veja este sofá azul marinho: é uma ótima opção para quem quer colocar cor em casa sem exageros.

Sofá azul marinho com tons de madeira e branco. Divulgação/ TODOS Arquitetura

2- Existem sofás com cores mais abertas e que puxam para o cinza: esses já aparecem mais do que o caso anterior e não passam despercebidos, Viram o centro da atenção na sala.

Sofá azul petróleo com entorno predominantemente branco traz a atenção para o sofá. Divulgação/ Nildo José Arquitetura.

 

3- Os sofás rosés têm ganhado grande destaque na decoração nos últimos três anos. É aquele rosa claro, puxado para o cinza, sem escandalizar e trazendo muita personalidade ao ambiente. E muito se engana quem pensa que sofá rose é para ambientes mais femininos, deixe de onda!

Sofá rosa com tons escuros traz sofisticação para este ambiente. Divulgação/ Studio Roca

4- Vamos chamar a atenção para o sofá? Quando queremos destacar uma cor que gostamos muito, podemos dar o contraste com uma cor forte e o entorno neutro, dando muita personalidade ao ambiente.

O entorno preto e branco ajuda a enfatizar ainda mais a cor vibrante do sofá amarelo. Divulgação/ Pinterest

Quem gosta de mesclar cores pode contrastar o sofá com outra cor e criar uma harmonia. É muito difícil falar de combinar cor, pois as combinações são infinitas. Se você quer misturar, siga tons que goste de mesclar no seu dia a dia, como roupas, almofadas, desenhos… Se não se sentir confortável, busque imagens de referência (ou use o campo de comentários para dizer quais cores você têm vontade de usar. Nós podemos lhe ajudar).

Uma boa combinação para um sofá amarelo é uma parede azul marinho ou roxo azulado. Divulgação/ Pinterest

 

5- Você pode usar cores fortes em ambientes onde a maioria dos tons é neutro, mas a mesma cor é usada em outros lugares. Isso faz com que você só tenha alguns leques de cor no ambiente, ousando de uma maneira diferente.

Geladeira e quadro com tons próximos ao sofá. Divulgação/ Suíte Arquitetos.

 

6- Você pode usar duas cores e, mesmo assim, sentir o espaço neutro. Quando há uma área grande e a maior parte é neutra, a cor entra apenas como um toque. Você nunca imaginou que o vinho e amarelo pudessem conversar tão bem, não é mesmo?

Sofás em tons vinho e amarelo trazem graça ao ambiente neutro sem exageros. Divulgação/ Alexandre Del Fabro Arquitetura.

7- Gosta de projeto industrial e tem medo de perder conforto e o espaço ficar frio? Não precisa. A cor no sofá pode trazer mais personalidade ao  ambiente. Tons mais fortes deixam o sofá em destaque, já tons pastel tendem a deixar o espaço mais suave e leve.

Sofá em tom verde-água claro traz aconchego para o ambiente com estruturas aparentes. Divulgação/ INÁ Arquitetura.

8- Sofás marrons ou de couro deixam o espaço mais neutro, sóbrio e sério. Apesar de ter cor, ela é neutra e não enjoa facilmente, pois vai bem com tudo ao redor.

Sofá de couro com estante de madeira ao fundo. Divulgação/ DB Arquitetos.

9- Para quem tem medo de enjoar, ótimas opções são usar tons neutros no tecido do sofá com mescla de mantas e assessórios coloridos. Portanto fica mais fácil trocar uma almofada ou manta do que o sofá todo. Para quem gosta de cores vibrantes, fica legal usar tons escuros no sofá, como um cinza chumbo ou preto, assim as almofadas coloridas ganham uma vida impressionante.

Ambiente com sofá e paredes escuras ajudam a reforçar as cores vibrantes da almofadas e tapete. Divulgação/ TRiART Arquitetura.

 

10- Para quem gosta de ambientes mais leves, uma opção é colocar o sofá claro com tons pastel nas almofadas e até mesmo na produção do apartamento.

Sofá em cor off-white recebe cores nas paredes e almofadas de forma divertida e suave. Divulgação/ Duda Senna Arquitetura.

Se um dia você estiver enjoado de um sofá colorido, faça uma capa para ele, assim, você pode alterar a cor do móvel quando quiser. Pronto! Cores, dicas e combinações não faltam, faça a sua!

Sobre os autores

A dupla de arquitetos que assina este blog tem muita genética envolvida: Beatriz Dutra e André Bacalov, além de mãe e filho, são a oitava e nona gerações de artistas plásticos da família. No início, ela não queria que ele seguisse sua profissão. Mudou de ideia quando viu o talento do jovem e o convidou para trabalhar com ela. Foi aí que André decidiu começar uma carreira independente. Beatriz chefia o escritório que leva seu nome e André optou por criar o próprio, com duas sócias, o TRiART. Agora, aqui no Casa de Viver, eles finalmente trabalham juntos

Sobre o blog

Um blog com muitos macetes e sugestões para deixar seu lar mais bonito, prático e deliciosamente aconchegante. Mas não um lugar que pareça uma vitrine, não! Ninguém vive feliz em um cenário intocável. A gente quer que você tenha uma casa inspirada nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: "Arrume a sua casa todos os dias... Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo para viver nela".

Blog Casa de Viver