Topo

Foto de bebê com DIU nos cabelos viraliza nas redes sociais

Imagem mostra o dispositivo contraceptivo DIU enroscado no cabelo do bebê recém-nascido - Reprodução/Facebook/Cadesia Foster
Imagem mostra o dispositivo contraceptivo DIU enroscado no cabelo do bebê recém-nascido Imagem: Reprodução/Facebook/Cadesia Foster

Do UOL, em São Paulo

28/08/2019 11h15

A imagem de um bebê com o contraceptivo DIU enroscado nos cabelos viralizou na internet nos últimos dias e levantou preocupação em algumas internautas com a eficácia do método anticoncepcional. A foto foi postada por uma americana no Facebook e logo outras mulheres surgiram marcando seus parceiros e algumas compartilharam suas histórias de gravidez fazendo uso do contraceptivo.

A americana Cadesia Foster, do Alabama, postou a foto em seu perfil no último domingo. Em entrevista à revista Crescer, ela contou que a mãe do bebê foi uma das primeiras a comentar o post, mas teria apagado logo em seguida. "Ela contou apenas que hoje o bebê tem 3 meses e que a foto foi postada inicialmente no Twitter", disse Cadesia à revista.

Segundo ela, a mãe contou que os médicos precisaram lavar o cabelo do bebê com cuidado para remover o DIU.

Até hoje de manhã, a postagem já tinha quase 40 mil compartilhamentos e muitas mulheres ainda comentavam. "Isso é do que são feitos os pesadelos", escreveu uma. A maioria marcava amigas e companheiros, enquanto algumas questionavam a veracidade da situação.

Obstetras ouvidos pela Crescer discordaram da possibilidade de isso acontecer. Um disse que o DIU deve ser removido já no início da gravidez e, em caso de não ser, ele ficaria por fora da bolsa amniótica. Outro já disse que poderia acontecer, embora a possibilidade seja menor que 1%.

Segundo o Ministério da Saúde, a eficácia do DIU é de 99,3%, sendo o método anticoncepcional reversível mais utilizado no mundo, com cerca de 170 milhões de usuárias. Em seu Blog da Saúde, o ministério esclarece que o dispositivo pode sair do lugar, "porém, são raras as situações, tanto do DIU sair do lugar como também o útero expulsar o dispositivo".