Topo

Você leva o horóscopo ao pé da letra? Pois não deveria

Universa

24/02/2018 04h00

Será que você virou a louca do horóscopo? (Foto: Getty Images)

Levar as previsões a ferro e fogo e deixar de aproveitar oportunidades por conta do signo das pessoas é uma furada. Listamos 6 razões para não encarar os assuntos astrológicos (e o horóscopo) sem tanto critério:

1. Horóscopo e mapa astral são coisas distintas

De acordo com o astrólogo Julio Grobel, a astrologia surgiu junto com a astronomia, mas se distanciou de seu caráter técnico por tratar de pessoas e simbolismos.

"É um conhecimento de observação, de como o céu em determinado momento se reflete em acontecimentos e características da personalidade humana. O horóscopo é uma das técnicas de previsão da astrologia, uma forma simples de levá-la para as massas". Ele é feito seguindo os posicionamentos dos astros.

"Já o mapa astral é uma espécie de 'fotografia' tirada do céu no exato momento que o indivíduo nasce", diz a astóloga Vivi Pettersen, da página Astrológica no Facebook. O mapa indica tendências de personalidade, como aquela pessoa vai agir na família, na carreira, ao lidar com o dinheiro etc.

Veja também

2. As pessoas são diferentes umas das outras

Inclusive aquelas que nasceram no mesmo dia, ano e horário, porque o mapa astral varia conforme os aspectos planetários. Cada um de nós traz aspectos dos 12 signos, que regem 12 setores da nossa vida.

"Damos mais ênfase ao signo solar, o do dia do nascimento. Porém, temos ainda o ascendente, que é o signo que estava no horizonte no momento do nascimento e que define a nossa personalidade, e a lua, que rege nossas reações e emoções. Os três formam a tríade da personalidade", explica Vivi.

"A personalidade de uma pessoa é formada por inúmeros aspectos, entre os quais os astrológicos e que também variam de inúmeras formas", pontua Thiago Guimarães, psicoterapeuta junguiano e palestrante de comportamento e bem-estar.

3. As características de cada signo não são iguais para todo mundo

E isso ocorre não só porque o mapa astral de cada pessoa é único, mas porque as características de personalidade também têm suas nuances.

"Por exemplo, de maneira geral os taurinos são tidos como teimosos. Isso não quer dizer, no entanto, que todos serão. Além disso, a forma de teimosia é diferente: alguns são teimosos para uma determinada área da vida, como o amor, outros são nos assuntos profissionais", fala Thiago.

"Mesmo os irmãos gêmeos possuem suas particularidades e momentos diferentes de nascimento. Por mais que a diferença seja de poucos minutos, o mapa astral de cada um vai apontar coisas distintas", conta Julio.

4. O signo aponta tendências comportamentais, não verdades absolutas

"É impossível, em se tratando de horóscopo, pensar em verdade absolutas, pois se temos 12 signos, isso se resumiria, então, a 12 verdades para mais de 8 bilhões de pessoas no mundo", declara Julio.

De acordo com os especialistas, o mapa astral fornece um panorama específico da vida da pessoa, mas sem caráter determinantes. São caminhos e possibilidades que não podem nem devem ser encarados como uma obrigação.

"O mapa aponta todas as potencialidades que a pessoa tem, por isso trata-se de um recurso excelente para o autoconhecimento. Ele não obriga o indivíduo a nada, apenas reflete quem ele é", diz o astrólogo.

"É uma ferramenta que ajuda a pessoa a entender suas facilidades e dificuldades na vida e, dessa forma, mantê-las, descobri-las ou evitá-las", completa Vivi.

5. Ao generalizar, você pode perder chances de conhecer gente interessante

Muita gente evita namorar ou contratar uma determinada pessoa para um cargo por causa do signo dela. Uma dose extra de precaução ou de exagero? Para os próprios astrólogos, a segunda alternativa, justamente pelas explicações anteriores: as particularidades de cada um.

Nem todos os capricornianos são ambiciosos e só pensam em dinheiro, por exemplo, assim como nem todos os piscianos são compassivos e tolerantes.

Estudar como funciona um relacionamento afetivo ou profissional através da astrologia – a chamada sinastria – pode ser um bom caminho para enxergar possíveis conflitos e combinações, nunca um desfecho incontestável para a relação.

"Nenhum signo é bom e ruim, todos nós temos os nossos lados opostos. Por isso, não sou a favor de discriminar as pessoas conforme a data de seu nascimento, e até de acordo com o mapa astral, em nenhuma situação", afirma Vivi.

6. Sua interpretação do horóscopo pode estar equivocada

Nem sempre conferir a previsão diária a fim de segui-la à risca é uma boa ideia, principalmente se a pessoa for do tipo sugestionável. Dependendo de sua interpretação, pode ocasionar problemas.

"É péssimo quando alguém deixa de viver todas as experiências boas ou ruins às quais está sujeito por algo que leu ou ouviu sobre o que vai acontecer com seus signo naquele dia. As previsões são muito genéricas e apresentam somente inclinações, não determinações", explica Julio.

Uma previsão ruim é um alerta para o indivíduo se preparar para o que está por vir. Funciona igual na previsão do tempo: se o dia promete chuva forte, não precisa ficar trancado em casa. Você se equipa com guarda-chuva, leva uma blusa extra para o trabalho, usa galochas, etc. O mesmo vale para um dia de sol ou quando a previsão é boa.

"A escolha de aproveitá-la ou não é da pessoa, lembrando que ela pode ou não acontecer", informa Julio, que completa: "O astrólogo é humano não um bruxo ou adivinho, e pode muito bem errar em sua interpretação. Nossa missão não é acertar o que vai acontecer na vida de alguém, mas orientar, propiciar mais consciência de quem a pessoa é e do que passará. A astrologia está longe de ser a solução para todos nossos problemas, estaremos sempre dispostos a errar e falhar", avalia.

*Por Heloísa Noronha, Colaboração com o UOL

Sobre o blog

Curiosidades, listas e previsões: tudo sobre os signos do zodíaco.