Topo

Maria Ribeiro, esse é o Alex Escobar! 6 fatos curiosos sobre o jornalista

O apresentador e narrador esportivo Alex Escobar é um dos participantes da competição musical "PopStar" - Mauricio Fidalgo/Globo
O apresentador e narrador esportivo Alex Escobar é um dos participantes da competição musical "PopStar" Imagem: Mauricio Fidalgo/Globo

Do UOL, no Rio

25/07/2017 15h48

Há três semanas participando do "Popstar", o jornalista Alex Escobar precisou usar o Twitter para se apresentar à atriz Maria Ribeiro, que revelou não conhecê-lo. No Rio, onde comanda o "Globo Esporte" e muito popular graças ao quadro "Cafezinho com Escobar", talvez não fosse necessária a pergunta: "Quem é Alex Escobar?". 

Recentemente o quadro foi turbinado e virou "Coffeestar", referência ao reality musical, no qual ele tem seus minutos de estrela cantando samba, o gênero preferido do apresentador de 42 anos.

Casado com a também jornalista Thamine Leta, ele é pai de Mariana, Pedro e Francisco.

Sua carreira na Globo começou em 2008: ele comandou durante um ano o "Esporte Espetacular" e fez importantes coberturas nacionais, como a apresentação dos desfiles das escolas de samba do Carnaval 2017, ao lado de Fatima Bernardes.

O jornalista estreou como narrador em 2014 e já assumiu a função em campeonatos importantes como o Brasileirão e a Copa do Mundo. No Mundial sediado no Brasil, abusou de seu estilo descontraído em gracinhas como apresentar a Suíça numa partida como "o país conhecido pelo queijo suíço, relógio suíço, chocolate suíço, mas também não é só isso".

Abaixo, o UOL lista algumas curiosidades para Maria Ribeiro e quem mais não foi apresentado ainda ao apresentador.

 

  • Banda na adolescência

    A paixão pela música começou cedo: aos 16 anos, Alex criou a banda de pop rock Os Américas com alguns amigos. O grupo, no entanto, não teve vida longa: apenas alguns meses. Tem nos cantores Renato Russo e Martinho da Vila seus maiores ídolos e adora samba.

  • É torcedor do América

    Ao contrário de muitos jornalistas esportivos, Escobar não esconde seu time do coração - e não é nenhum dos "quatro grandes". Ele é torcedor ferrenho do América, time da série B do Rio.

  • Comissário de bordo

    Nascido no Rio em 15 de outubro de 1974, Alex Escobar da Silva teve outra profissão antes do jornalismo: comissário de bordo, função que exerceu por quatro anos. Em 1994, após terminar o ensino médio, começou a trabalhar na Varig como atendente de reservas. Depois, passou a comissário e ainda atuou na Vasp e na Transair.

  • Experiência no rádio

    Da locução de bordo à locução na rádio JB FM, onde trabalhou por cinco anos. Foi no início de 2000 que ele foi aprovado num teste e deu início à carreira de comunicador.

  • Faculdade de Letras

    Durante sua temporada no rádio, Escobar trabalhou algum tempo na madrugada. Nesse período se dividiu entre a locução e a faculdade: ele fez cinco períodos do curso de Letras.

  • Polêmica com Dunga

    Escobar virou notícia ao ser xingado pelo então técnico da Seleção Brasileira na Copa de 2010 numa entrevista coletiva, após o gaúcho se irritar com uma ligação recebida durante o evento. Tempos depois, o treinador pediu desculpas, e os dois fizeram as pazes.