Topo

Verônica Laino

Vai para os bloquinhos? Então siga 4 dicas para garantir energia e saúde

Verônica Laino

30/01/2018 04h10

Crédito: iStock

O carnaval está chegando e já tem muita gente animada para aproveitar a folia. Para que você tenha energia para pular os quatro dias de carnaval com muita animação e samba no pé, eu preparei 4 dicas essenciais para aumentar a energia, deixar esse carnaval muito melhor e ainda sobrar disposição necessária para retomar a rotina novamente depois da festa.

1) Água, água e mais água

Parece ser uma dica boba, mas é a principal de todas! Se o seu corpo está desidratado, ele não descansa bem à noite, ou seja, você já acorda cansado e, ao longo do dia, pode ter sintomas como dor de cabeça, sensação de pressão baixa, mal estar e mau humor.

Então, a dica é: consuma um copão de água assim que acordar e não saia de casa sem levar uma garrafinha de 500ml. Assim, você já garante a hidratação pelas próximas horas. Quando terminar, procure um bebedouro para enchê-la ou compre uma nova. O ideal em dias de folia é consumir pelo menos 3 litros de água.

2) Forre o estômago antes de sair de casa

Nunca saia de casa pensando que vai comer algo na rua, porque a probabilidade de você só encontrar tranqueira é muito grande ou, pior ainda, esquecer da comida e partir para a bebida. Não sabe o que comer? Veja qual horário você vai sair de casa e confira as sugestões:

Para quem cai na folia logo pela manhã, consuma um café da manhã reforçado com 2 a 3 ovos mexidos acompanhado de duas fatias de pão integral e um copo de suco detox feito com couve, laranja, água de coco, abacaxi e gengibre.

Se a sua folia começa à tarde ou vai curtir somente à noite, você deve caprichar no almoço ou jantar, respectivamente. A refeição tem que ser completa, com carboidrato (batata, arroz, macarrão ou mandioca), uma boa porção de proteína para dar sensação de saciedade (carne, frango, peixe ou lombo) e inclua hortaliças do grupo das brácicas que auxiliam o fígado a processar o álcool (brócolis, couve-flor, couve, espinafre ou couve de Bruxelas).

3) Snacks práticos salvam a folia

Se você pretende aproveitar o seu carnaval cheio de energia, evite ficar sem comer por mais de 4 horas. Para que você não caia na tentação de comer tranqueira na rua, leve um mini snack no seu bolso, assim não passa fome e não come o que não deve.

A sugestão aqui é optar por alimentos saudáveis e energéticos que não pesam no bolso e vão te dar aquela energia extra para continuar aproveitando a festa. Pegue um pedaço de filme plástico e coloque um punhado de castanhas ou amendoim e adicione algumas frutas secas como damasco ou uva passa. Agora é só embrulhar como se fosse uma bala e pronto, pode colocar no seu bolso para comer mais tarde. Uma outra opção é fazer uma barrinha energética utilizando estes mesmos ingredientes, assim fica até mais fácil de levar e consumir.

4) Álcool faz parte, ficar bêbado não

Para muitas pessoas não existe Carnaval sem bebida alcoólica, então, se esse é o seu caso, leve a sério a frase: beba com moderação. Durante a folia, intercale a sua bebida alcoólica com água, assim você não desidrata e consegue controlar melhor a quantidade, evitando que fique bêbado. Lembre-se que álcool é caloria vazia –ou seja, tudo o que você consumir e não queimar dançado será acumulado como gordura localizada. Em média, você precisa dançar de forma intensa por 17 minutos para queimar uma lata de cerveja, 38 minutos para queimar uma caipirinha e 48 minutos para queimar uma dose de uísque.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.