Topo

Paola Machado

Quantas calorias consigo gastar ao praticar corrida?

Paola Machado

30/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Descobrir quantas calorias você queima quando corre é, em um nível básico, um cálculo bastante simples. A maioria dos especialistas (e muitos estudos) sugerem que uma pessoa de peso médio queima cerca de 60-65 Calorias para correr um quilometro. Esse número sobe um pouco se você for mais pesado ou menos eficiente, ambos fatores que exigem um maior uso de energia para cobrir a mesma distância. No entanto, o número de calorias gastas não aumenta se você correr mais rápido. E não importa quão rápido você for.

Óbvio que se você correr mais rápido, conseguirá cobrir mais quilômetros em um mesmo período de tempo, o que equivale a mais calorias queimadas durante esse tempo. Podemos usar como exemplo uma pessoa correndo a 10km/h, durante uma hora. Ao percorrer esse trajeto, ela queimará cerca de 600-650 calorias. Já uma pessoa correndo a 15km/h vai percorrer 15km neste espaço de tempo, queimando em torno de 900-975 calorias em uma mesma hora de atividade física.

Tecnicamente falando, uma caloria é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um grama de água em um grau celsius. Ao longo de muitos estudos, determinou-se que havia uma relação direta entre a quantidade de oxigênio que uma pessoa consome e a quantidade de calorias queimadas. Isso significa que, para cada litro de oxigênio consumido, queimamos cerca de 5 calorias. Portanto, basta medir a quantidade de oxigênio que o indivíduo consome e o dióxido de carbono que produz para saber exatamente a quantidade de calorias queimadas.

Vale ressaltar que quando se trata de exercício e alimentação, o que chamamos de caloria é, na verdade, uma quilocaloria (igual a 1.000 calorias). A maioria dos livros didáticos tem utilizado "Calorias" (com "C" maiúsculo) para se referir a quilocalorias.

Assim, a resposta mais simples é que você queima cerca de 60-65 quilocalorias por quilômetro de rodagem e esse número vai variar muito pouco de acordo com o seu tamanho, eficiência e diferenças individuais. No entanto, podemos "complicar" um pouquinho esta resposta.

Quando pensamos em caminhada, a regra de calorias por quilômetro muda um pouco. Um estudo feito por pesquisadores de Syracuse mostrou que os homens que correram a 10km/h queimaram 65 quilocalorias/km, em média. Já os que caminharam a 5km/h queimaram 32 quilocalorias/km. Para as mulheres participantes deste estudo os resultados foram 57 e 29 quilocalorias/km, respectivamente.

Uma possível explicação para tal diferença é dizer que caminhar é completamente diferente de correr, por serem dois modos distintos de movimento. Correr envolve saltar de pé em pé para impulsionar-se para a frente, enquanto os dois pés nunca saem simultaneamente do chão ao caminhar. Obviamente que existe uma sobreposição entre caminhar muito rápido e correr muito lento. De fato, alguns estudos sugerem que caminhar quilômetros mais rápido do que 8 minutos queima mais calorias do que correr um quilômetro em 8 minutos.

Outro fator complicador que devemos levar em conta é que, embora a quantidade de calorias que você queima por quilômetro não mude, fundamentalmente, se você está correndo rápido ou lento, a quantidade de calorias queimadas após o exercício muda. Uma pessoa que correu um quilômetro mais rápido sempre terá um maior gasto calórico residual.

Antes de mais nada, estamos sempre queimando uma quantidade básica de calorias, mesmo em repouso. Contudo, a corrida vai manter o seu ritmo cardíaco e respiratório permanentemente elevados em relação ao estado de repouso. Assim, quanto mais rápida for sua corrida, maior será o tempo que seu corpo levará para retornar aos níveis de repouso. Isso quer dizer que queimamos muito mais calorias após o exercício do que se corrermos lentamente.

No entanto, se o seu objetivo é queimar calorias ou perder peso, você tem que pesar as opções. Geralmente, recomenda-se de um a dois treinos realmente intensos por semana para corredores não profissionais a fim de reduzir os riscos de lesões. Do contrário, você pode se machucar e ficar impossibilitado de correr, queimando ainda menos calorias do que se correr lentamente em alguns dias.

Por isso, fica mais do que evidente a necessidade de um acompanhamento profissional para equalizar adequadamente as cargas de treino e otimizar qualquer que seja o seu objetivo, performance ou emagrecimento.

Então, quantas calorias são gastas correndo? A resposta não é tão simples como parece.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.