Topo

Regina Navarro Lins

"Estou apaixonada e minha vida virou de cabeça pra baixo"

Universa

14/05/2018 04h01

(Caio Borges/Arte)

"Desde que me separei, há quatro anos, pensei que nunca mais fosse me apaixonar por alguém. Mas isso aconteceu, e a minha vida virou de cabeça pra baixo. A minha preocupação é que não tenho pensado em mais nada, só nele. Por causa disso, me tornei a pessoa irresponsável que nunca fui – falto ao trabalho, desmarco compromissos….isso sem falar nos amigos, dos quais me afastei. Será que não vou voltar a ser o que eu era?"

***

A paixão nos faz olhar o mundo de outra forma. Tudo assume cores e matizes surpreendentes. Êxtase, euforia, apreensão, dias inquietos, noites insones… É possível estar entre muitas pessoas e ficar preso por uma única imagem. Todos desaparecem, até a realidade se afasta do cenário e a pessoa amada se torna a única presença significativa, a única que nos importa. Vivemos numa espécie de "solidão a dois".

Leia também

Atormenta a mente e o corpo, conduzindo muitos a um impasse, um escândalo ou uma tragédia. A paixão, sem dúvida,  causa muitas tormentas. Sua característica principal é a urgência; é tão invasiva que pode fazer com que sejam ignoradas todas as obrigações habituais. Perturba as relações cotidianas, arrancando a pessoa das atividades a que está acostumada, deixando-a completamente fora do ar. É comum se fazerem escolhas radicais e muitas vezes penosas — larga-se o emprego, muda-se de cidade, abandona-se a família.

Contudo, a paixão está em via de extinção. As mentalidades estão mudando e a tendência é outra.

A filósofa francesa Elisabeth Badinter acredita que agora homens e mulheres sonham com outra coisa diferente dos dilaceramentos. Se as promessas de sofrimento devem vencer os prazeres, preferimos nos desligar.

Além disso, a permissividade tirou da paixão seu motor mais poderoso: a proibição. Ao admitir que o coração não está mais fora da lei, mas acima dela, pregou-se uma peça no desejo, acredita ela.  Então, mesmo que ainda quiséssemos, não poderíamos mais. As condições da paixão não estão mais reunidas, tanto do ponto de vista social quanto psicológico.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro