Topo

Histórico

Categorias

Rodrigo Cintra

Como manter o cabelo saudável no verão e lindo na praia e na piscina?

Universa

25/12/2018 05h00

Cabeki

Prepare o nécessaire para encarar a praia e a piscina sem medo de danificar os cabelos (Foto: iStock)

É uma delícia dar uma pausa na correria do dia a dia e curtir muito sol e mar. Quem aproveita a época mais quente do verão para desfrutar das férias, normalmente quer mais é relaxar, e não se preocupar com rituais para manter o cabelo saudável.

Mas vale apostar em alguns tratamentos express e adotar simples hábitos para os fios não sofrerem com sal, cloro e sol. Capriche no protetor solar capilar e siga estas dicas:

Veja também

1. Lave os fios com água doce após o mergulho

O sal é um veneno para o cabelo. Ele abre a cutícula dos fios e promove aquele aspecto opaco e sem vida, pois retira toda a água presente no cabelo. O resultado? Frizz, excesso de volume e ressecamento. Lave sempre os fios com água doce ou mineral após sair do mar ou da piscina. Dica de ouro: invista na água termal. Rica em minerais, como zinco e ferro, ela encapa o frio, protege, além de hidratar. Prática, basta borrifar e então, desembaraçar os fios com o pente.

2. Capriche no leave-in

Para deixar os fios sempre bonitos, use e abuse do leave-in após o banho. Quem tem cabelo oleoso devem usar os líquidos, enquanto quem tem fios secos, os cremes. Nada de passar perto da raiz. Se puder, opte por um produto com filtro solar. Os itens à base de óleos vegetais, como argan, gergelim, semente de abóbora, ou manteiga de karité hidratam e ajudam na proteção solar. Aplique nos fios ainda úmidos.

3. Use ampolas poderosas

Elas podem salvar! Existem inúmeros tipos de ampolas capilares, que ajudam a nutrir e hidratar em apenas alguns minutinhos. O ideal é reforçar esses tratamentos no salão quando voltar para casa. Mas, durante a viagem, as ampolas são úteis e otimizam tempo. Durante o banho, despeje o conteúdo nos fios e espere. Tome o restante do banho e então lave o cabelo. Vai dar um alívio no frizz e espantar o bad hair day.

4. Faça uma limpeza profunda

O combo sol, sal e claro é poderoso para oxidar os pigmentos do cabelo. As loiras sofrem ainda mais quando os fios ganham tom esverdeado. Depois de uma temporada intensa de sol, aposte na lavagem com xampu antirresíduos para limpeza profunda. O objetivo é desintoxicar o que foi depositado na fibra capilar e remover todas as impurezas. Mas atenção: nada de fazer uso diário, pois esse tipo de xampu pode deixar o cabelo seco. A ideia é fazer uma vez a cada semana ou 15 dias.

Sobre o autor

Quando o assunto é cabelo, o expert em transformações Rodrigo Cintra é referência: em 23 anos de carreira, o paulistano, co-apresentador do programa "Esquadrão da Moda", do SBT, coleciona prêmios e títulos como um dos profissionais de beleza mais completos do país. Ele compartilha toda sua expertise em palestras e workshops por todo o Brasil para mais de 15 mil cabeleireiros por ano.

Sobre o blog

Dicas, cuidados, além das principais tendências sobre cabelo no mundo e grandes inspirações para você se apaixonar e apostar já!

Blog do Rodrigo Cintra