Topo

Fernando Guerreiro

Defina seu estilo de vida

Fernando Guerreiro

13/01/2018 04h07

Crédito: iStock

Você é uma pessoa fitness ou sente arrepios quando escuta essa palavra?

Há pouco tempo, o termo ganhou muita força e visibilidade, determinando para muitos um novo estilo de vida.

A palavra fitness tem gerado transformações em muitas vidas e conquistado cada dia mais espaço com as redes sociais. Pessoas encontram e se tornam motivação com postagens, fotos e textos.

Mas por que algo que parece ser tão bom, que tem como objetivo trazer um estilo de vida saudável e prazeroso, ainda faz algumas pessoas olharem torto? E podemos ir mais longe ainda, por que isso se tornou motivo de preconceito?

Alguns fatores são facilmente detectados e deixam a resposta mais simples.

Com a busca pelo corpo perfeito, pessoas começaram a utilizar inúmeras estratégias para atingir seus objetivos. E isso trouxe uma nova febre na qual muita gente passou a fazer de tudo para o corpo sofrer as transformações desejadas –mesmo que a alternativa não seja boa para a saúde ou tenha comprovação científica. Aí, a moda gerou frustrações, doenças entre outras coisas.

É errado se submeter a sacrifícios para obter o corpo perfeito?

Não, não é errado, e do ponto de vista fisiológico, algumas transformações só acontecem mesmo com muito sacrifício.

Mas o erro está em determinar um estilo de vida em que bom condicionamento físico e saúde são sinônimos de corpos com o menor teor de gordura possível, alguns até passando dos limites da saúde natural do organismo humano.

Isso responde por que algumas pessoas sentem arrepio quando escutam a palavra fitness? Ou nunca entraram numa academia antes?

Eu trabalho há uma década, isso mesmo, dez anos no mundo fitness, já experimentei muitas coisas, muitas atividades, muitos objetivos, muitas conquistas e muitas frustrações.

Mas o que sempre me deixou apaixonado pelo meio fitness é poder transformar vidas, não apenas tonificar músculos.

Os prazeres da atividade física não podem ficar escondidos atrás de corpos perfeitos, existem muitos outros fatores que determinam seu estilo de vida. Mesmo que você seja um iniciante, que nunca treinou ou se encontra acima do peso –e  se sente mal por não estar nos padrões desejados– , não pense que você não se encaixa no mundo fitness. Saiba que há muitas coisas boas para você desfrutar com o exercício físico.

Esqueça os corpos sarados que provocam arrepios quando você escuta a palavra fitness. Ser fitness é estar feliz com você mesmo, manter sua saúde em dia e a autoestima lá no alto. Isso vai definir seu estilo de vida de verdade. Talvez, você precise passar por alguns sacrifícios, talvez não . Mas sempre dê o seu melhor para ir o mais longe, ou melhor, para chegar o mais perto possível de suas metas.

O ano de 2018 chegou, fitness ou não, faça algo bom para você e cuide-se… Longevidade se conquista dia a dia.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.