Topo

Histórico

Categorias

Blog do Marcio Atalla

Pessoas que não fazem atividade física são potencialmente doentes

Marcio Atalla

30/11/2017 04h20

Crédito: iStock

Está cientificamente comprovado que a atividade física é a medicina preventiva mais barata e eficiente que existe. Uma pessoa sedentária tem 70% mais chances de desenvolver qualquer tipo de doença que uma pessoa fisicamente ativa. E digo mais: se fosse necessário escolher apenas uma única medida de saúde preventiva para conter os altos indicies de DCNT (doenças crônicas não transmissíveis) essa deveria ser o combate ao sedentarismo.

E por que essa é a melhor maneira de levar saúde e qualidade de vida às pessoas? Porque durante o processo de evolução da espécie apenas os mais aptos ao movimento físico sobreviviam. Nosso código genético, nosso corpo foi moldado para funcionar melhor com o movimento. Não apenas por fora, com pernas mais longas, postura ereta, como por dentro, com órgãos vitais que executam suas funções de forma mais eficiente quando recebem o estimulo do movimento físico.

Mas, calma! Eu não disse que todas as pessoas têm que ir para academias para serem saudáveis. Quando falo em atividade física, estou incluindo aqui todo e qualquer movimento que nosso corpo faz, inclusive ficar em pé em vez de sentado. Nosso corpo reconhece movimento, seja ele feito durante uma corrida na esteira, seja ele fugindo de um cão raivoso. O importante é que seja feito com regularidade, diariamente.

Mas, calma, de novo!! Tampouco estou dizendo que você tem que passar 2 horas por dia fazendo algum exercício. Não pense que "só pra fazer 20 minutos, não vale a pena e é melhor não fazer nada mesmo"… Vale sim!! Já é o suficiente para promover mudanças fantásticas em nosso corpo. O coração fica mais forte para bombear o sangue, o que evita problemas cardiovasculares. A chance de desenvolver diabetes é muito menor, porque um corpo que se movimenta é mais rápido para tirar o açúcar da circulação sanguínea. O sistema imunológico fica mais forte, evitando infecções oportunistas e até alguns tipos de câncer. E como já se dizia na Grécia Antiga, corpo são, mente sã, o exercício físico regular libera uma série de substâncias que ajudam na prevenção e tratamento da depressão, da ansiedade, e até na Doença de Alzheimer.

Para pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, não se movimentam, de forma espontânea no dia a dia e passam grande parte do tempo sentadas ou deitadas, saibam que sem o estímulo do movimento físico, o corpo paga um preço muito alto para manter o equilíbrio de todas as suas funções. E essa conta chega um dia.

Por isso, uma pessoa sedentária não pode ser considerada uma pessoa saudável, mas com grande potencial para desenvolver diversas complicações e doenças.

Sobre o autor

Marcio Atalla é professor de educação física, com pós-graduação em nutrição pela USP (Universidade de São Paulo). Depois de muitos anos como preparador físico de atletas de alto rendimento, passou a desenvolver uma série de iniciativas na mídia para incentivar a população a levar uma vida mais saudável. É autor de três livros, entre eles, “Sua Vida em Movimento” (ed. Paralela), com mais de 50 mil cópias vendidas.

Sobre o blog

Dicas simples e muito eficazes para você ajustar seu estilo de vida aos poucos, começando a se movimentar mais e a fazer melhores escolhas alimentares. Detalhe fundamental: todas baseadas em estudos, sem espaço para mitos e modismos que sempre surgem quando o assunto é saúde e bem-estar.

Blog do Marcio Atalla