Topo

Taise Spolti

Purê de mandioquinha: simples de fazer e rico em minerais

Taise Spolti

04/11/2018 04h00

Crédito: iStock

Quando falamos em purê funcional, logo vem em nossa cabeça o clássico de batata doce ou de aipim, que são os dois mais indicados pelos nutricionistas. Nessa linha de tubérculos, todo alimento é saudável, mas podemos pensar em outras opções. E um que chama muita atenção pelo sabor e não é tão oferecido em linhas funcionais, é o de batata baroa, ou mandioquinha.

E olha que a tabela nutricional dela é maravilhosa: em 100 g de mandioquinha temos apenas 18 g de carboidratos. Possui também muita vitamina A e minerais, como manganês e potássio. Uma maneira simples de variar o purê em casa!

Ingredientes para purê de mandioquinha

  • 200 g de mandioquinha cozida e sem casca 
  • Sal e pimenta a gosto
  • Tomilho fresco a gosto
  • Um fio de azeite 
  • Água do cozimento (reserve um pouco para ajudar a dar liga no purê )
  • 100 mL de leite de coco 

Como fazer purê de mandioquinha

  1. Amasse a mandioquinha numa vasilha com um esmagador de alimentos ou então com o fundo de uma colher de pau, mas certifique-se de que a mandioquinha esteja cozida a ponto mole –ou seja, quando você espera um garfo nela enquanto cozinha e ela está se desmanchando. 
  2. Misture o leite de coco e o azeite e um pouco da água de cozimento da mandioquinha até que fique um purê liso. 
  3. Tempere com sal, pimenta e o tomilho fresco. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.