Topo

Fernando Guerreiro

Corrida, musculação ou funcional? Encontre um treino para investir em 2018

Fernando Guerreiro

30/12/2017 04h00

Crédito: iStock

O ritmo ainda é de férias, mas muitos já estão pensando em qual modalidade vão apostar para atingir seus objetivos em 2018.

Para ajudá-lo a escolher sua aposta para o novo ano, selecionei algumas atividades que estão em alta no mercado e comentei seus principais benefícios:

  1. Corrida

Correr acelera o metabolismo, gerando uma grande queima de calorias, mesmo após horas após o exercício. A atividade também previne a osteoporose, já que correr estimula a formação de massa óssea, prevenindo lesões.

O miocárdio, músculo do coração, também é fortalecido, auxiliando no controle da hipertensão arterial e melhorando a circulação sanguínea. Ao correr, você oferece ao organismo um aumento na quantidade de sangue e, consequentemente, mais nutrientes e oxigênio para as células, diminuindo o risco de doenças cardíacas e ajudando no controle do colesterol.

  1. Musculação

Puxar ferro deixa a pessoa mais forte, auxiliando na resistência para o trabalho diário e possíveis momentos que exijam uso de força. Treinar constantemente é um grande aliado na prevenção e no controle de doenças como o diabetes, auxiliando no equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea. Além disso, temos o benefício mais esperado: a melhora na estética.

  1. Treinamento funcional

Essa atividade consiste em exercícios que simulam situações vividas diariamente e representam as dificuldades enfrentadas pelos idosos. É comum, com o passar do tempo, haver uma perda da massa muscular, e o treinamento funcional ajuda a fortalecer o core (músculos abdominais, lombares e os glúteos). Esse estilo de treino desenvolve diversas habilidades motoras como estabilidade, mobilidade, força, resistência muscular e cardiovascular, alongamento e equilíbrio. Além disso, para quem está voltando de uma lesão, essa modalidade proporciona melhora das estruturas afetadas no processo de reabilitação. Lembrando também que o funcional é um treino motivador, por ter uma gama infinita de exercícios e possibilidades, o que promove uma queima de calorias muito elevadas também.

Agora que você sabe dos benefícios básicos de cada modalidade, não perca tempo e vá com tudo em busca de seus resultados.

E, claro, um ótimo ano novo!

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.