Topo

Cansada da calça jeans? Veja 7 modelos para substituir o modelo com estilo

Mainá Belli

Colaboração para Universa

14/09/2019 04h00

As calças jeans são versáteis, democráticas e funcionam para os mais variados climas. Vão bem quando coordenadas com camisetas básicas, camisas sociais e croppeds; com blusas neutras, coloridas ou estampadas.

Apesar de serem a escolha mais óbvia e prática para o dia a dia, substituí-las por calças em outros materiais e modelagens pode ser uma saída para quem quer testar novas possibilidades de looks e variar o visual.

Universa conversou com a consultora de imagem e estilo Mariella Fassanaro e com a personal stylist Roze Motta para descobrir outros sete modelos de calças-coringa para usar sempre que o visual pedir por doses de criatividade. Aproveite para sair da zona de conforto e botar para jogo as diversas outras peças que compõem o estilo casual.

Calça de alfaiataria:

Para elevar o visual, prefira combiná-las com mules ou scarpins de salto blocado. Agora, se a ideia for uma proposta mais despojada e divertida, tênis são escolhas perfeitas.

Calça branca de sarja

?Sempre penso que, onde uma calça jeans entra bem, uma branca entra com mais elegância. Dependendo da mensagem pretendida e da ocasião, a calça branca pode oferecer leveza, adequação, refinamento e até mesmo lisura à profissões mais informais?, conta Mariella.

A especialista afirma ainda que calças brancas são consideradas mais chiques, porque sua manutenção é alta, já que sujam com mais facilidade. Tão usáveis quanto jeans, "ficam incríveis tanto em alto contraste, se usadas com roupas mais escuras, quanto com peças mais clarinhas na parte de cima, compondo monocromia", completa.

Pantacourts

Em crepes, veludos, sarjas ou malhas estruturadas, opções estilosas de pantacourts não faltam nas coleções de moda atuais. Roze comenta que a peça vem resistindo ao cenário fashion: uma tendência antes considerada polêmica e que hoje é queridinha entre as fashionistas.

Para usar pantacourts no lugar de jeans de lavagem tradicional, prefira modelos neutros e estruturados. Agora, se a ideia for uma composição criativa, com informação de moda, ouse em cores, padronagens e aplicações.

Calças de couro

Para Mariella, os jeans são populares em looks casuais por serem fáceis de combinar, confortáveis e acessíveis. Além disso, para ela, oferecem uma zona de conforto irresistível na hora da pressa. "Quando optamos por usar calças jeans escolhemos também comodidade e praticidade, deixando a decisão de combinação apenas para a parte de cima do look", completa.

Levando em consideração a busca por peças fáceis de coordenar, uma proposta-chave para substituir jeans em dias frios são as calças de couro fake. Atemporais, funcionam tanto arrematadas por peças informais; quanto com blusinhas de crepe, regatas acetinadas, camisas sociais e blazers de alfaiataria.

Outro lado positivo da peça é que ela pode ganhar diferentes propostas de acordo com a modelagem confeccionada. Leggings de couro trazem conforto unido ao estilo despojado. Já as estruturadas garantem visual chique com apelo fashionista.

Joggings e calças esportivas

Acredite: as calças esportivas podem ser tão práticas e estilosas quanto as jeans. Basta exercitar o olhar para novas possibilidades de combinações.

Para quem não abre mão de doses de elegância no visual, a dica é combinar as calças com saltinhos ou sapatilhas de bico fino, brincos imponentes e bolsas carregadas de tendências. Peças estruturadas e de alfaiataria também são bem-vindas para um look casualmente chique.

Calças clochard

Ícones dos anos 80, as calças clochard são apostas certeiras para atualizar looks básicos esta temporada. Roze afirma que sua modelagem mais larga nos quadris e ajustada nas pernas garante a substituição ideal de jeans em looks mais moderninhos.

Não deixe de testar novas possibilidades combinando-as com outras tendências da vez: camisas de mangas bufantes, blusas de um ombro só e jaquetas cropped são alguns exemplos.

Calça estampadas

Fugindo de substituições óbvias, calças estampadas são pares perfeitos de camisetas e camisas de algodão. É uma maneira simples de levantar o visual trazendo identidade carregada de informação de moda.
Entre as favoritas estão as em poás, xadrezes e animal prints - três clássicos que vai estação, vem estação, voltam repaginadas.

Para Roze, as possibilidades de uso são inúmeras: "O lance mais bacana da moda é usar aquilo com o que você se identifica. A regra básica é combinar estampas com peças neutras, mas para quem já está acostumada com padronagens variadas, por que não misturá-las com outras tendências?", questiona a personal stylist. Use a criatividade combinando-as com neons, tons pastel ou cores vibrantes.

Seguindo o mesmo raciocínio, Mariella afirma que, apesar das combinações ousadas de cores e estampas gerarem mais dúvidas de composição, o efeito visual compensa o trabalho: "É só questão de inserir na rotina o hábito de pensar no look fugindo do óbvio, como uma atividade prazerosa e que traz satisfação à curto, médio e longo prazos", afirma.