Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Exercícios na adolescência podem prevenir perda de massa óssea em mulheres

Mais de mil mulheres participaram do estudo  - Getty Images
Mais de mil mulheres participaram do estudo Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

03/06/2018 15h06

Não praticar exercícios durante a adolescência pode estar associada à perda de altura em mulheres na pós-menopausa. É o que sugere um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Buffalo de Saúde Pública (Estados Unidos).

De acordo com um dos membros da pesquisa, a descoberta sobre o exercício na fase jovem produz uma mensagem importante. "Embora este estudo tenha sido feito em mulheres na pós-menopausa, há uma mensagem fundamental para as mulheres mais jovens: exercício extenuante na adolescência tem efeitos duradouros sobre os ossos mais tarde na vida", diz Wactawski-Wende, um dos autores do estudo.

Veja também: 

Isso é provável porque a atividade física ajuda a construir ossos. Exercícios extenuantes - qualquer atividade longa o suficiente para suar e aumentar os batimentos cardíacos - provavelmente também ajudariam a aumentar o pico de massa óssea nos participantes do estudo quando eram mulheres jovens.

Mais de mil voluntárias foram avaliadas

O estudo examinou 1.024 mulheres inscritas no Estudo da Osteoporose e Doença Periodontal de Buffalo. A equipe de pesquisa mediu a altura das participantes no início do estudo e novamente cinco anos depois. A idade média as voluntárias era de 66 anos.

Os cientistas focaram especificamente em mulheres na pós-menopausa que perderam uma polegada ou mais no acompanhamento de cinco anos, com base nos resultados de dois estudos anteriores que relacionaram a mortalidade à perda de altura.

A perda média de altura entre as mais de mil mulheres estudadas foi de quatro décimos de polegada durante um acompanhamento médio de cinco anos. As 70 mulheres que experimentaram perda de altura de mais de uma polegada eram mais velhas em idade, pesavam mais no início e tinham maior consumo de corticosteróides (hormônios usados para tratar doenças crônicas). "Os fatores identificados neste estudo são fáceis de obter e podem ser usados por médicos para identificar mulheres com maior risco de perda de altura", disse Wactawski-Wende. "Em mulheres que têm esses fatores de risco, os médicos podem considerar outras medidas conhecidas para evitar a perda de altura."

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube