Topo

Fernando Guerreiro

Saúde e beleza podem ser objetivos simultâneos?

Fernando Guerreiro

28/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Por que falar de beleza quando buscamos revelar a importância de comportamentos saudáveis e promover a saúde? Simplesmente porque beleza e saúde não são conceitos diferentes.

Deve-se tomar cuidado para que a beleza não seja uma meta a ser atingida a qualquer custo. Isso é um assunto delicado, ainda mais quando se trata da alimentação. Para muitas pessoas, a dieta serve apenas para perder peso, seja de uma forma saudável seja sem se preocupar com as consequências a longo prazo para a saúde.

Verdade seja dita, o excesso de peso pode ser ruim para a saúde, mas não deixa de ser verdade que é preciso conquistar o corpo ideal com uma alimentação equilibrada, e não por meio de estratégias alimentares prejudiciais ao corpo.

Ser saudável vai muito além de não ter doenças. É sentir-se bem e poder viver com qualidade e bem-estar, sem depender de remédios. A beleza deixou de ser algo fútil. Quando não nos sentimos bem com alguma coisa, por exemplo, mudamos a maneira como nos relacionamos com as pessoas. Estar feliz com a imagem é a base para uma boa autoestima, o que aumenta a confiança e é um passo para ser mais feliz e saudável.

Siga essas dicas simples para alinhar seu corpo, saúde e beleza:

• Dormir bem, entre 7 a 8 horas diárias: uma boa noite de sono pode fazer muito mais pela sua saúde e beleza do que você imagina, principalmente no que diz respeito ao aspecto da sua pele e recuperação dos seus músculos;

• Mantenha uma dieta equilibrada: você é o reflexo daquilo que você come. Os benefícios ou malefícios que a alimentação exerce sobre a aparência e a saúde dependem do que e de como você se alimenta;

• Exercite seu corpo com regularidade: pratique atividades que lhe proporcionam prazer. O exercício físico tem um papel muito importante não só na melhoria da saúde mas também na autoconfiança, performance e na redução do estresse. Ele melhora a aparência física e ocupa o tempo livre de uma forma construtiva.

Construindo um estilo de vida voltado para o seu bem-estar, a saúde e a beleza podem sim andar juntas.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.