Topo

Regina Navarro Lins

O que o sexo lésbico ensina sobre o que é uma boa experiência sexual

Universa

21/03/2018 16h09

Pesquisa feita nos Estados Unidos concluiu que as mulheres alcançam mais orgasmos com outras mulheres do que com homens — até 55 vezes por mês. A Universidade do Arkansas publicou artigo no Archives of Sexual Behavior sobre a pesquisa com 3 mil mulheres. Elas foram divididas em dois grupos: as que o parceiro era um homem e as que tinham parceiras do mesmo sexo. Os pesquisadores descobriram que no sexo lésbico há três vezes mais chances de "sempre" chegar ao orgasmo que em relações com homens.

Apesar de toda a liberação das últimas décadas, dois terços das mulheres têm orgasmo apenas de vez em quando ou nunca. Elas reivindicam o direito ao prazer sexual e se sentem frustradas se não atingem o orgasmo numa relação.

Nas pesquisas da americana Shere Hite, um número significativo de mulheres declarou preferir fazer sexo com mulheres. "Lábios, língua, pescoço, orelha, barriga, costas, seios, nádegas, quadris, joelhos, são algumas das zonas erógenas mais importantes do corpo feminino. Muitas mulheres se queixam de que o homem, por não perceber isso, inicia o ato sexual tocando diretamente o clitóris e, sem preliminares, parte diretamente para a penetração.", diz Hite.

Isso desagrada à mulher, já que a erotização do seu corpo não é necessariamente alcançada à custa de sensações genitais. Além disso, se o prazer sexual for medido por resposta orgástica — um índice duvidoso segundo as pesquisas de Hite — o sexo lésbico parece mais bem-sucedido do que a atividade heterossexual, e também por haver uma maior igualdade no dar e receber da experiência sexual.

Kinsey já havia observado que as relações sexuais entre lésbicas tendem a ser mais demoradas, envolvendo maior sensibilidade do corpo todo, já que o orgasmo não marca automaticamente o final da sensação sexual, como acontece na maioria das relações heterossexuais. A participação do parceiro é fundamental. A mais livre e sensual das mulheres não terá orgasmo algum se não receber o estímulo apropriado.

Sobre a autora

Regina Navarro Lins é psicanalista e escritora, autora de 12 livros sobre relacionamento amoroso e sexual, entre eles o best seller “A Cama na Varanda”, “O Livro do Amor” e "Novas Formas de Amar". Atende em consultório particular há 45 anos e realiza palestras por todo o Brasil. É consultora e participante do programa “Amor & Sexo”, da TV Globo, e apresenta o quadro semanal Sexo em Pauta, no programa Em Pauta, da Globonews. Nasceu e vive no Rio de Janeiro.

Sobre o blog

A proposta deste espaço interativo é estimular a reflexão sobre formas de viver o amor e o sexo, dando uma contribuição para a mudança das mentalidades, pois acreditamos que, ao se livrarem dos preconceitos, as pessoas vivem com mais satisfação.

Blog Regina Navarro