Topo

Paola Machado

Como incluir bons alimentos de forma divertida na alimentação do seu filho

Paola Machado

20/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Tenho dois filhos: o Nicolas, de 9 anos, e a Lorena, de 6. A Lolo tem superfacilidade para comer e o Nico, meu Deus, me dá muito trabalho desde de bebê. Mas nesses extremos os dois têm algo em comum: eles não gostam de experimentar novos alimentos. Apesar de todos os exames de sangue estarem tudo bem  e eles adorarem saladinhas e frutas, não canso em insistir e inovar, sempre colocando novos formatos no prato, sabores e cores.

É difícil, dá trabalho, mas vale a pena.

E sabem como implementei cada semana mais e mais alimentos no Menu Kids? Brincando!

A brincadeira

Fiz 6 saquinhos coloridos…

  • Saquinho do Carinho (Vermelho): neste saquinho coloco vários papéis dobrados com opções de sucos naturais diferentes (abacaxi com hortelã, laranja com acerola, laranja com banana, melão, mamão, melancia, limonada).
  • Saquinho da Alegria (Verde): neste saquinho coloco vários papéis dobrados com opções de legumes e verduras (abóbora, alface, brócolis, couve-flor, milho, palmito, tomate, cenoura, vagem, ervilha, pepino etc).
  • Saquinho da Força (Azul): neste saquinho coloco vários papéis dobrados com opções de carboidratos (arroz, massas, batata, mandioca, mandioquinha etc).
  • Saquinho da Velocidade (Amarelo): neste saquinho coloco vários papéis dobrados com opções de proteínas (filé de peixe, peixe empanado, filé de frango, frango empanado, frango desfiado, filé de carne, filé à milanesa, carne em cubinhos, carne moída etc).
  • Saquinho da Amizade (Rosa): neste saquinho coloco vários papéis dobrados com opções de frutas para sobremesa (abacate, pêssego, nêspera, uva, banana, maçã, pera, melancia, melão, mamão, salada de frutas etc).
  • Saquinho da Diversão (Roxo): neste saquinho coloco as besteirinhas que eles adoram e vão poder comer na semana.

Seus filhos vão tirar, todo final de semana, 5 papéis de cada saquinho –ou menos, se fizer um cardápio com mais repetições, isso varia de acordo com sua distribuição de cardápio. Assim, todos os dias, eles têm uma opção das principais refeições com alimentos que "eles" sortearam.

Terminado o sorteio, peça para eles colarem os papéis no Menu Kids na ordem que acharem que mais combina. Exemplo: segunda – suco de laranja com banana, abóbora, arroz, carne moída e, de sobremesa, salada de frutas.

Cada conquista deve ser levada em consideração. Na minha geladeira tenho uma folha do Nicolas e outra da Lorena. A cada alimento novo que eles experimentam, ganham um sorriso.

Lembre-se: você é o maior incentivador do seu filho. Fazendo da hora de comer um momento de diversão, com certeza eles terão mais prazer em comer alimentos saudáveis. Não vilãnize os alimentos saudáveis e não os coloque como uma obrigação, implemente o consumo consciente de forma natural.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.