Topo

Estudo mostra que planta pode ajudar a reduzir envelhecimento da pele

Extrato de folha ajuda a prevenir envelhecimento da pele - Sofia Zhuravets/iStock
Extrato de folha ajuda a prevenir envelhecimento da pele Imagem: Sofia Zhuravets/iStock

Da Universa

05/11/2018 14h24

Um novo estudo da Universidade de Rhode Island descobriu que um extrato das folhas de bordo, uma planta nativa da Ásia, bloqueia a liberação de uma enzima chamada elastase. Ela quebra a elastina, uma proteína que mantém a pele gorda, que acaba diminuindo no nosso corpo à medida que envelhecemos, levando a linhas finas e rugas.

Além disso, pesquisas anteriores da mesma universidade ainda descobriram que o bordo é capaz de proteger a pele de inflamações e até mesmo clarear manchas e pigmentação da idade. Entretanto, ainda que os cientistas estejam especulando na criação de um Botox com base de plantas, a ideia mais provável é que o extrato de bordo venha a ser um suplemento ou tratamento tópico.

Veja também

Os estudos ainda comprovam mais uma vez a ligação da alimentação com a saúde da pele. Em entrevista ao "Telegraph", Dr. Barbara Sturm revelou que alimentos anti-inflamatórios são essenciais para melhorar a pele, como nozes, vegetais verdes folhosos ou salmão. "Ao mesmo tempo, reduza carnes processadas, açúcar, frituras e farinha refinada", completa.