Topo

Mayumi Sato

Por que metade das brasileiras não consegue gozar?

Universa

21/05/2018 05h00

iStock

Gozar é uma das sensações físicas mais gostosas da vida, mas nem todo mundo consegue chegar "lá". Uma pesquisa do Projeto de Sexualidade da USP (Prosex), com mulheres entre 18 e 70 anos, mostra que metade das brasileiras não consegue atingir o orgasmo nas relações sexuais.

Elas dizem que a principal causa é a dificuldade para se excitar. Mas por que isso acontece?

Ao longo dos anos, conversando com mulheres de todas as idades da rede Sexlog, cheguei a dois pontos-chaves para explicar essa questão:

A falta de autoconhecimento

Só sabemos o que nos dá tesão quando conhecemos nosso corpo. Para mulheres, a falta de intimidade com o próprio corpo é algo imposto desde as primeiras etapas da vida. Enquanto meninos, desde adolescentes, conversam sobre sexo e são estimulados a viver experiências sexuais, meninas são ensinadas que a sexualidade é um tabu. Poucas tem algum tipo de orientação nesse sentido, além da boa e velha: "menina, tira a mão daí".

Como consequência, muitas de nós passam boa parte da vida sem se tocar e sem entender suas zonas erógenas. Por isso, não importa a sua idade. Se toque, se descubra, não há nada de errado em descobrir o que te dá prazer!

Veja também

Talvez o seu parceiro/relacionamento não esteja colaborando

Desde cedo somos educadas a agradar, colocar o nosso prazer em segundo plano e a nos perguntar: onde eu estou falhando e poderia melhorar? Mas, é preciso aceitar que muitas vezes a responsabilidade não é nossa.

A pesquisa da USP também mostra que 59% das mulheres têm algum tipo de dor durante a relação. A dor pode acontecer quando a posição sexual/ritmo/jeitinho não é tão legal assim ou quando não estamos lubrificadas o suficiente.

É comum culpar a menopausa, medicamentos ou o stress por isso, mas é mais comum ainda que a falta de lubrificação seja falta de tesão pelo seu parceiro. Simples assim. Se ele não se esforça pra te satisfazer, não te excita, não é um companheiro que desperta o seu tesão no dia a dia, não vai ser durante o sexo que isso vai mudar.

Não deixe a culpa e a responsabilidade te consumirem

Então, querida leitora, aqui vai um conselho não solicitado: não deixe a culpa e a responsabilidade te consumirem. Olhe para a sua relação de uma forma crítica. Se você tem sonhos eróticos, desejos e fantasias que te fazem ficar molhada e excitada, o problema não é com o seu corpo. Está tudo funcionando direitinho, mas você não está sendo estimulada como deveria (e isso pode ser físico, mas pode ser psicológico também).

Falar abertamente sobre essas questões com o seu companheiro, pode ser um passo para que, juntos, vocês descubram como resolver essas questões. Gozar é um processo único para cada uma e numa relação depende de, pelo menos, duas pessoas.

Chegar junto e dizer o que você realmente sente é uma forma de criar uma relação mais gostosa e íntima. Quem sabe é até um novo caminho para descobrir novas experiências sexuais em conjunto.

Prestar mais atenção aos sinais do nosso corpo e desapegar de alguns preconceitos e preocupações não faz mal a ninguém. Se organizar direitinho, todo mundo relaxa e goza.

Sobre a autora

Mayumi Sato é meio de exatas, meio de humanas. Pesquisadora e diretora de marketing do Sexlog quer ressignificar a relação das pessoas com o sexo e, para isso, acredita que é preciso colocar a mão na massa, o que inclui decodificar o comportamento humano. Ao longo dos anos, estudando e trabalhando com o mercado adulto, passou a fazer parte de uma rede de mulheres interessadas e ativistas no assunto, por isso sabe que não está – não estamos – só. Idealizadora do cínicas (www.cinicas.com.br) e feminista sex-positive.

Sobre o blog

Dados e pesquisas sobre sexo e o comportamento dos brasileiros entre quatro paredes. Muita informação, tendências, dados – e experiências próprias! - sobre o assunto. Um espaço para desafiar tabus e moralismos em torno do sexo.

Mayumi Sato