Topo

Designer holandesa cria objetos que prometem ajudar a curar traumas sexuais

Boudewijn Bollmann
Imagem: Boudewijn Bollmann

Heloísa Noronha

Colaboração com Universa

07/10/2018 04h00

Só quem enfrentou a dor de sofrer um estupro, um abuso, um assédio ou uma situação de importunação sexual sabe o quão difícil é seguir em frente e viver uma sexualidade sadia e prazerosa. O tempo ajuda a curar as feridas físicas, mas o impacto do trauma pode ser tão profundo que a relação da mulher com o próprio corpo é abalada.

Na prática, isso se reflete não só na dificuldade de se excitar e no bloqueio dos músculos pélvicos na hora da transa, mesmo ao lado de um parceiro carinhoso e acolhedor, mas na resistência em se tocar ou até olhar para si mesma nua diante de um espelho. Ao refletir sobre essas consequências, a designer holandesa Nienke Helder, de 26 anos, decidiu criar a coleção "Sexual Healing" (Cura Sexual, em tradução livre) como trabalho de conclusão de curso de sua graduação na Design Academy Eindhoven, na Holanda.

Veja também 

Segundo Nienke, várias disfunções sexuais femininas vieram à tona em sua cabeça durante o processo de desenvolvimento. "Pensei, principalmente, em relações dolorosas, incômodos durante a penetração, vergonha do corpo, dificuldade para entrar no clima, problemas para atingir o orgasmo", conta, em entrevista exclusiva para Universa.

Ela mesma admite já ter passado por disfunções sexuais e, como conseguiu superá-las, quis usar a própria vivência para ajudar outras mulheres. "Minha ideia foi abordar esse tema desafiador pela perspectiva do design. Com a colaboração de médicos e um grupo de mulheres ligadas à sexualidade, surgiu a ideia de criar objetos para o resgate da sensação de segurança e relaxamento, algo imprescindível para o sexo", afirma.

O projeto Sexual Healing foi apresentada ao público durante a feira Dutch Design Week de 2017, um dos eventos mais significativos de design dos Países Baixos, e imediatamente atraiu a atenção da mídia e da comunidade médica locais. 

Objetos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"O apoio de especialistas, principalmente do campo da saúde sexual, é de grande importância para promover mudanças na forma como abordamos os problemas sexuais. Eu, por exemplo, não sou cientista, mas raciocino a partir de uma perspectiva de design thinking. Acredito que a colaboração e a abordagem interdisciplinar podem ser a chave para a solução desses problemas. Com o apoio de psicólogos, sexólogos, fisioterapeutas e ginecologistas, espero realmente fazer a diferença", pontua Nienke.

A coleção conta com quatro objetos, sendo que nenhum deles serve para a penetração. "A proposta é usá-los em casa, quando a mulher estiver sozinha, em um ambiente calmo e livre de distrações, para que a exploração do corpo seja plena e tranquila", conta a designer, que avisa que eles também podem ser adotados durante as preliminares. "Eles são uma combinação entre sex toys e acessórios de uso terapêutico. Os objetivos são a autoexploração e a redescoberta das sensações de prazer. É para uso pessoal, mas também podem ser utilizados a dois", destaca.

Escova no corpo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A Escova é o ponto de partida inicial: ela serve para se acostumar ao toque, para fazer cócegas e para despertar e identificar sensações. O Espelho foi pensado para que a mulher observe a vulva em seus mínimos detalhes. Ele conta com iluminação, a fim de que as usuárias mais tímidas possam ter esse aprendizado no escuro --traumas, tabus, crenças limitantes e educação repressora são alguns dos fatores que impedem muitas mulheres de se conhecerem e identificarem a própria anatomia.

A Pedra funciona como um sensor de respiração para guiar a mulher no processo de relaxamento. "Ela fornece uma espécie de 'feedback biológico', ao se comunicar com a usuária quando ela está num estado de muita tensão. É uma maneira não invasiva de medir a frequência respiratória e que também ajuda a relaxar a musculatura", relata Nienke. Já o Sensor Pélvico consiste num dispositivo que vibra quando os músculos pélvicos estão excessivamente contraídos, levando a uma maior consciência corporal.

Pedra - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No momento, a designer está promovendo uma campanha de crowfunding para viabilizar a produção em massa dos objetos. Feitos à base de silicone e plástico, os protótipos vem sendo apresentados em diversos eventos e palestras na Europa e nos Estados Unidos. Nienke vem analisando a possibilidade de produzi-los de maneira biodegradável sem perder de vista o fator acessibilidade. "Minha prioridade é tornar a coleção Sexual Healing disponível para o maior número possível de mulheres o quanto antes", assegura.