Topo

Fernando Guerreiro

Dor na panturrilha durante a corrida? Veja como evitar problema

Fernando Guerreiro

11/05/2019 04h00

Crédito: iStock

No meio da corrida você começa a sentir sua panturrilha pesada? Ou então termina de treinar e parece que sua panturrilha está uma pedra de tão dura?

A panturrilha é um dos principais grupos musculares de propulsão e amortecimento do corpo, esses músculos geralmente são estimulados em toda e qualquer atividade.

Dor e rigidez podem ser indícios de que os seus músculos estão fadigados… Veja algumas dicas para que isso não se torne um fator limitante no seus treinos.

– Faça compresssa de gelo O gelo tem efeito  anti-inflamatório, ele proporcionará relaxamento muscular e a analgesia. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos será reduzida e o cérebro entenderá que houve diminuição das dores, isso promoverá o relaxamento do músculo.

Procure se alongar no mínimo três vezes por semana O alongamento reduzirá o risco de lesões e tensões musculares, também proporcionará uma melhora na circulação sanguínea, e ainda ajudará a liberar os movimentos bloqueados.

Mantenha uma alimentação e hidratação equilibrada, de acordo com o seu dia a dia, uma profissional da área pode te ajudar a ajustar o cardápio para diminuir essas dores.

Procure fazer exercícios de fortalecimento, como musculação. Esse treino paralelo irá trazer benefícios de força e resistência pra todos seus músculos inferiores, equilibrando as forças e diminuindo a pressão sofrida pela panturrilha durante a corrida.

– Descanse Ter um tempo de descanso para suas pernas fará com que você volte mais forte para sua próxima sessão de corrida. As dores são sinais de exaustão, seus músculos gritam por um tempo de "pernas para o ar".

É muito importante entender os sinais que seu corpo está dando e não forçar demais os estímulos. Assim, conseguirá progredir com seus treinos obtendo seus resultados sem se machucar.

Sobre o autor

Fernando Guerreiro é formado em Educação Física, especializado em treinamento funcional e ultramaratonista. Também é head coach da We Move Brasil, equipe especializada em desenvolver um estilo de vida saudável e transformador.

Sobre o Blog

Dicas e mensagens motivacionais para os homens que desejam melhorar a cada dia seu estilo de vida através da atividade física. Um espaço para tirar dúvidas e também para encontrar a motivação que o levará a quebrar barreiras físicas e mentais.