Topo

Como usar macacão pantacourt? Aprenda a combinar essa variação da pantalona

Veja como você pode investir na peça que é tendência - Reprodução/Pinterest
Veja como você pode investir na peça que é tendência Imagem: Reprodução/Pinterest

Thais Varela

Colaboração para Universa

31/03/2018 04h00

Peça única e que é sinônimo de praticidade e estilo existe e tem nome e sobrenome: macacão pantacourt, uma versão curta da famosa calça pantalona. Do modelo básico e descontraído ao ideal para uma ocasião mais arrumada, a tendência comprovou que veio para ficar e está cada dia mais popular e fácil de aderir.

Ainda tem suas ressalvas quanto ao comprimento nas canelas? Então confira abaixo o nosso papo com o stylist e apresentador Rodrigo Polack, que cuida das produções de famosas como as cantoras Ludmilla e Gaby Amarantos, e aposte sem medo!

Veja também

Tênis, tênis e mais tênis

Se conforto é a palavra da vez na moda, então tênis é o acessório que não pode faltar na produção, certo? Os diferentes modelos ajudam a compor looks mais despojados e estilosos, além de servirem para várias ocasiões.

"Os tênis esportivos estão fazendo muito sucesso lá fora e estamos vendo modelos com cara de academia em visuais hi-lo. Além deles, os tênis branco clássico e o All Star também completam muito bem a produção com pantacourt — e são mais fáceis na hora de criar combinações", explica Rodrigo.

Macacão Pantacourt - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Marcando a cintura

A cintura alta tem muitas vantagens e, na hora de marcá-la, a dica é optar por um cinto de largura média, que voltou com tudo aos closets fashionistas, ou por um modelo de macacão que já possui uma faixa para amarrar.

"Além de valorizar a silhueta em peças soltinhas, a cintura alta marcada favorece a ilusão de que a perna é maior do que seu tamanho real, um ótimo truque para quem deseja aumentar as pernas. Além disso, adicionar a marcação na linha da cintura desenha a região mesmo para quem não tem uma silhueta super definida e ainda ajuda a equilibrar o quadril", explica Rodrigo Polack.

Macacão Pantacourt - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Recortes

"Tomara que caia, decote um pouco mais profundo, alcinha fina, cava lateral maior… Durante a noite dá para brincar com a sensualidade e mostrar um pouco mais de pele, fazendo um jogo de esconde e mostra perfeito para ocasiões mais arrumadas", explica o stylist Rodrigo Polack.

Macacão Pantacourt - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Camadas, por favor!

Elas são o segredo para adicionar muito estilo ao visual e podem ser exploradas de inúmeras maneiras, da t-shirt branca ao body de tule. Que tal se jogar?

"A sobreposição é superversátil. Para uma mulher mais moderna e que gosta do visual street, por exemplo, a segunda pele de telinha ou de tecido transparente é perfeita para ousar e dar textura ao look. Já os modelos de macacão de alcinha ficam bem com uma camiseta por baixo, que ainda ajuda a deixar a produção mais confortável para ocasiões em que não é legal peças muito decotadas. Além da t-shirt, o top também funciona muito bem para cobrir uma cava lateral ou um decote", indica Rodrigo.

Macacão Pantacourt - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

No trabalho

Utilitário, o macacão pantacourt é uma ótima escolha para ambientes formais. Rodrigo Polack, que também apresenta o programa 5 Looks dando dicas de como se vestir para o escritório, no canal Discovery Home & Health, aconselha: "Tudo vai depender do tipo de trabalho e do dress code necessário. Completar o look com um escarpim é ótimo para quem tem que estar arrumada, já outra opção mais confortável é o salto grosso. Tecidos de algodão, modelos mais soltinhos e corte alfaiataria também são boas escolhas para o trabalho. Deixe versões em tecidos mais nobres e com decote para a noite".

Macacão Pantacourt - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest

Sou baixinha, como usar?

"Muitas mulheres acham que o comprimento pantacourt fica bonito apenas para quem é alto, só que isso não é verdade. Hoje em dia, tudo é uma questão de modelagem e de adaptar a produção, se você é baixa e quer alongar a silhueta usando o macacão pantacourt, existem vários truques. Uma dica é preferir sapatos que não cubram a canela e optar por sandálias que deixem um pouco de pele à mostra. Ainda pensando nos sapatos, versões mais claras também ajudam, pois os tons contrastantes cortam a silhueta", finaliza Rodrigo.

Macacão Pantacourt - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Imagem: Reprodução/Pinterest