Topo

Quíntuplos do Paraná: eles ainda estão na UTI e gastam 40 fraldas por dia

Anieli e Luis Fernando seguram as cinco certidões de nascimento dos bebês - Reprodução/Instagram
Anieli e Luis Fernando seguram as cinco certidões de nascimento dos bebês Imagem: Reprodução/Instagram

Nathália Geraldo

De Universa

13/09/2019 14h59

A vida do representante comercial Luis Fernando Araujo, 33 anos, e da dona de casa Anieli Camargo Kurtel, 25 anos, de Chopinzinho, no Paraná, se transformou em uma minimaratona para cuidar dos quíntuplos Antonella, Tiago, Jhordan, Luis Henrique e Laura. Nascidos no dia 2 de setembro, de cesárea, os bebês permanecem na UTI e já ocupam a agenda toda do casal.

Anieli sequer conseguiu falar com Universa. Quem conta como o casal tem vivido os pouco mais de 10 dias após o nascimento é o pai, Luis Fernando. "A gente acorda todo dia cedo e 8 horas, pontualmente, ela está na porta do hospital, para entrar e tirar o leite para amamentá-los. Os bebês estão em incubadoras, porque nasceram prematuros, e devem ficar lá pelo menos por mais 60 dias", relata.

À tarde, o representante comercial vai até o Hospital do Rocio, que fica em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, para ficar ao lado das crianças. "Ainda não pudemos encostar neles", comenta.

Quíntuplos do Paraná: Instagram, muitas fraldas

Anieli e Luis Fernando criaram um Instagram, o @quintuplosdoparana, para mostrar o dia a dia da (grande) família. Por lá, ainda não tem fotos do bebê, justamente porque a visita para os quíntuplos ainda é bastante controlada. "Só quem conheceu eles fomos eu, Anieli e minha mãe. O hospital tem sido rigoroso por causa de possíveis riscos, por eles estarem nas incubadoras", diz Luis Fernando.

Antonella, Tiago, Jhordan, Luis Henrique e Laura nasceram nessa ordem, pesando 1,045 kg, 1,110 kg, 1,170 kg, 1,270 kg e 950 g, respectivamente. O parto aconteceu com 28 semanas e 5 dias de gestação. Quase todos nasceram empelicados — ou seja, envoltos no saco amniótico.

"Jordhan, Luis Henrique e Laura nasceram assim", explica o pai. O vídeo da chegada de Luis Henrique, publicado no Instagram dos bebês, viralizou e já teve mais de 57 mil visualizações.

Luis Fernando conta que, pelas condições do parto, o casal não chegou a ter contato físico com os filhos. "Eles tiraram e já levaram. Anieli disse que só conseguiu ver o último, Luis Henrique". Ela foi ver o rostinho dos quíntuplos no dia seguinte, ainda se recuperando da cesárea.

Quíntuplos de Chopinzinho - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Cesárea aconteceu em 2 de setembro, no Hospital do Rocio, em Campo Largo, no Paraná
Imagem: Reprodução/Instagram

"E ontem dia 02/09/2019 foi o melhor dia de nossas vidas, pois mais precisamente as 21:14 vieram ao mundo o maior amor que um pai e uma mãe podem sentir, e em nosso caso tudo vezes 5!", escreveu o pai, no Instagram.

Como será daqui para frente?

Luis Fernando contou para Universa que acompanhou todo o parto e que, desde então, tem convivido com uma questão na cabeça: como será a vida da família daqui pra frente? Entre as preocupações, está o custo de criação de cinco crianças e a organização da rotina familiar.

"Fico pensando como vai ser quando eles saírem da incubadora. Vamos ter que cuidar deles o dia inteiro, dar banho, trocar fralda. Agora, eles já usam 40 fraldas por dia, e daquelas de recém-nascido, que são mais caras. Imagine como será em casa?".

Ajuda de todos os lados

O representante comercial conta que, por enquanto, estão recebendo ajuda com o pagamento do aluguel de uma casa em Campo Largo pela Prefeitura de Chopinzinho.

Ele afirma que não vai parar de trabalhar, mas, para ajudar nas despesas com os bebês, criaram uma "vaquinha online" para ter uma poupança para as crianças. "Não mexemos ainda no dinheiro que já recebemos, mas vamos usar tudo para as crianças", comenta.

Gravidez e a espera pelos quíntuplos

Anieli engravidou de forma natural. Ela já tem um filho, Davi, de 6 anos. Para divulgar informações da gravidez dos quíntuplos de Chopinzinho, a dona de casa criou um blog, "Mãe de 5".