Topo

Paola Machado

Não é só prevenção: treino deixa seu corpo forte para enfrentar uma doença

Paola Machado

08/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Este ano, uma ex-aluna que treinou muito tempo comigo descobriu um câncer. Ela tem quase 30 anos e sempre praticou atividades físicas, se alimentou bem, manteve o peso controlado e seguiu todas as recomendações que sabemos que são importantes para ter mais saúde e prevenir doenças. Por isso, ficou chocada e inconformada com o diagnóstico:

— "Por que logo comigo? Poxa, é injusto. Justo eu, que sempre me cuidei?", disse quando me deu a notícia.

Histórias como essa se repetem inúmeras vezes e a cada dia com mais frequência. É difícil ser diagnosticado com câncer, com uma doença autoimune ou com qualquer outro problema grave, que faça você ver sua vida ameaçada. Muitas doenças podem, sim, ser por influência de uma rotina desregrada, por escolhas equivocadas, mas e quando você faz tudo certo? Será que não valeu de nada não beber, não fumar, treinar regularmente e se alimentar bem? É claro que valeu!

Uma pessoa que sempre fez escolhas saudáveis com certeza terá um organismo mais preparado para enfrentar um problema de saúde do que quem nunca cuidou do corpo. Seu sistema imunológico tende a reagir melhor a uma doença, os exames de sangue estão dentro da normalidade, bem como sua composição corporal de gordura –que é preditivo para problemas cardiovasculares – e todas as medidas e exames.

Quando uma pessoa sedentária e que não cuida da alimentação se depara com uma doença complicada, seu corpo pode estar desregulado, com vários problemas associados aos descuidos durante a vida e tudo será muito mais difícil de ser enfrentado.

Com certeza vale muita a pena se cuidar. Você estará mais forte para enfrentar um tratamento ou uma cirurgia, já que sua saúde cardiovascular que você condicionou durante toda sua vida está muito bem e preparada para enfrentar uma intervenção invasiva. Sua recuperação será ótima. Seu corpo irá retribuir o cuidado que teve com ele.

Há ainda questão psicológica. Uma pessoa que a vida inteira foi resistente –tomou água enquanto todos os amigos bebiam cerveja no bar; não cedeu aos brigadeiros, doces e salgadinhos em festas; se esforçou para pegar mais peso na academia ou correr um quilômetro a mais quando a cabeça mandava parar — está acostumada a ir além de seus limites. Ela certamente tem um bom suporte emocional para enfrentar mais um obstáculo e superá-lo.

Esqueci de um detalhe. Por se cuidar e conhecer o corpo, essa minha ex-aluna percebeu rapidamente que seu organismo não estava legal e foi ao médico assim que surgiram os primeiros sinais de cansaço. Desse modo, descobriu o câncer bem no início, o que a ajudou demais no tratamento.

Cuidar de você é muito importante. O corpo se sente cuidado, amado, respeitado. E, quando um obstáculo aparecer, será você, seu corpo e sua alma juntos nessa, com a melhor das energias para cuidar do seu maior bem.

Cito no texto exemplos que não são regras. Temos que entender que nossa vida é controlada até a página dois. Depois disso, a regra não funciona e aparece o destino.

Sobre a autora

Paola Machado é fisiologista do exercício, formada em educação física modalidade em saúde pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mestre em ciências da saúde (foco em fisiologia do exercício e imunologia) e doutoranda em nutrição pela UNIFESP. É autora do Livro Kilorias - Faça do #projetoverão seu estilo de vida (Editora Benvirá). Atualmente, atua como pesquisadora, desenvolvendo trabalhos científicos sobre obesidade, e tem um canal de desafios (30 Dias com Paola Machado) onde testa a teoria na prática. Também é fundadora do aplicativo aplicativo 12 semanas. CREF: 080213-G | SP

Sobre a coluna

Aqui eu compartilharei conteúdo sobre exercício e alimentação para ajudar você a encontrar o caminho para um estilo de vida mais saudável. Os textos são cientificamente embasados e selecionados da melhor forma possível, sempre para auxiliar no seu bem-estar. Mas, lembre-se: a informação profissional é só o primeiro passo da sua nova jornada. O restante do percurso depende 100% de você e da sua motivação para alcançar seu objetivo.